A fim de consolidar o destino e apresentar novos roteiros, Recife traz criatividade e muitas novidades para a 50ª ABAV Expo
Além da Praia de Boa Viagem, eternizada na canção do icônico Alceu Valença, Recife tem inúmeros atrativos e roteiros para oferecer aos turistas. Tanto que a cidade marcou presença na 50ª ABAV Expo, que acontece no Riocentro, para divulgar essas novidades.
Durante o evento, o DIÁRIO conversou com Bráulio Moura, gerente de inovação em roteiros turísticos de Recife.
Recife traz criatividade e apresenta novos roteiros na 50ª ABAV Expo
Quando questionado sobre as novidades que Recife trouxe para o evento de turismo, Bráulio lembrou que Recife é conhecido como destino de turismo criativo. Isso porque é uma das três capitais que possuem um plano com metas e objetivos a serem cumpridos nesse segmento.
“Além disso, também é uma das 12 cidades do País que faz parte da rede Cidades Criativas da Unesco. Com isso, nós estamos com novidades, como a Cidade da Música, com roteiros musicais. Neles, é possível conhecer a cidade através de ritmos. Como a rota do Maracatu, a rota do Trevo, a rota do Forró, entre outros ritmos”, explicou.
“Entendendo a história, a geografia, a cultura e a música da cidade. Com a possibilidade de dançar, criar o seu adereço musical e tocar instrumento. Além de participar de agremiações carnavalescas também”, complementou o gerente.
Circuito que oferece arte e acessibilidade
Além disso, Bráulio comentou que há um Circuito da Poesia, que, inclusive, oferece acessibilidade. “Esse é um conjunto de 20 esculturas em tamanho natural, em posições que interagem com as pessoas nos pontos turísticos. Isso têm influenciado muito os roteiros para pessoas com deficiência. Então, nesse Circuito, as estátuas podem ser tocadas, abraçadas e estão ao alcance da mão de todos”, explicou.
Veja também as mais lidas do DT
Investimento no turismo religioso: cidade tem mediadores bilíngues nas igrejas
O executivo também informou que, atualmente, há 20 igrejas abertas para turistas e visitantes, que contam com a presença de mediadores bilíngues. “São estudantes de história e turismo que recebem as pessoas para contar a história sobre a igreja, a arquitetura, e cinco dessas igrejas estão com as torres abertas”, explicou.
“Então, o visitante agora pode, além de conhecer a igreja, a sua arte e todas as talhas douradas, pode subir até o sino dessas igrejas para ter uma vista panorâmica da cidade, bem privilegiada. Além disso, também pode ouvir o sino tocando, todos os dias, às 15 horas. Pois os sinos que tocam estão nas igrejas do centro da cidade”, complementou.
Recife traz criatividade e quer consolidar a cidade como destino múltiplo
Ainda, sobre as expectativas para o evento, Bráulio afirmou que a cidade de Recife participa do evento com a expectativa de se consolidar e marcar presença.
“Se consolidar como o destino de cultura, de lazer, como destino de férias e também de sol e praia. Isso porque nós temos praias, com piscinas naturais, com os recifes. Então, tendo esse amplo contato aqui, de relacionamento com trade, com as agências e operadoras, é isso o que buscamos”, finalizou.
Para saber mais, acesse o site oficial.
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.