(Edição do DT com Agências) O governo britânico, representado no Brasil pelo VisitBritain, órgão oficial de turismo do país dos Beatles, divulgou os números oficiais de estrangeiros que visitaram a Grã-Bretanha em 2014 e a boa notícia é que o Brasil bateu recorde com 293.000 turistas, um aumento de 14% em relação ao ano de 2013. Esse resultado é o melhor de todos os tempos – antes, o recorde havia sido 275.000 visitantes, em 2011. O total de pernoites dos brasileiros em 2014 foi 2.878.000, o que representa 26% mais do que no ano anterior. Nesse período, o gasto dos brasileiros na Grã-Bretanha foi de 253 milhões de libras esterlinas (US$ 396 milhões).
Dentre todas as visitas de brasileiros à Inglaterra, Escócia e ao País de Gales, o maior número – 209.000 – foi de pessoas que viajaram a lazer. Esses turistas foram responsáveis por 1.408.000 pernoites, 19% a mais do que no ano anterior. Os brasileiros em férias também gastaram mais em 2014 do que nos anos anteriores: 159 milhões de libras esterlinas (US$ 249 milhões), um acréscimo de 4% ante 2013. Já os brasileiros que foram à Grã-Bretanha em 2014 com o propósito de estudar responderam por 92% de aumento no número de pernoites, que somaram 835.000.
Outros dados divulgados pelo Office for National Statistics sobre o comportamento de viagem dos brasileiros à Grã-Bretanha dizem respeito ao gasto médio por pessoa, que no ano passado foi de 861 libras (US$ 1.348). Em relação à duração da estada no país, os brasileiros ficaram em média 9,81 noites, o que representa aumento de 10,66% em relação a 2013.
Veja também as mais lidas do DT
O bom desempenho do Brasil é reflexo das recentes campanhas realizadas pelo VisitBritain, entre elas a parceria com o Rock in Rio em 2013, quando a Rock Street teve a Inglaterra e Irlanda como inspiração; promoção durante o lançamento do filme “As Aventuras de Paddington” para divulgar a Grã-Bretanha como destino de viagem em família e a campanha Love is GREAT, voltada para o público LGBT. Entre as ações voltadas para o consumidor brasileiro no ano de 2015 estão o apoio institucional ao 19º Cultura Inglesa Festival, que promove a cultura britânica, e a campanha Bond is GREAT, que será lançada no final do ano, com a estreia do filme “007 Contra Spectre”.
“Os resultados consolidados do ano de 2014 oferecem uma excelente plataforma para seguirmos com nossa ambição de atrair cada vez mais turistas brasileiros para a Grã-Bretanha – a meta é chegar a 450.000 visitantes em 2020,” afirma Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina. O executivo explica que o Brasil é um dos mercados prioritários para o VisitBritain, e foi escolhido para fazer parte da mais ambiciosa ação de marketing já realizada pelo governo britânico, a campanha GREAT. “O Brasil é um dos sete mercados, entre os 21 em que o VisitBritain atua, a receber investimentos com o objetivo de mostrar que a Grã-Bretanha é um GRANDE destino em diversas áreas, como cultura, história, paisagens, música, esportes, compras e gastronomia”, conta.