Pela primeira vez na história, o Aeroporto Internacional de Belém alcançou a marca de 4,1 milhões de passageiros atendidos ao longo de um ano, ultrapassando o maior volume registrado até então, em 2014, quando foram contabilizados 3,8 milhões de embarques e desembarques.
Segundo nota enviada pela assessoria da Norte da Amazônia Airports (NOA) ao DIÁRIO DO TURISMO, em comparação com o fluxo apurado em 2023, a movimentação de 2024 representa crescimento de 15%, considerando embarques, desembarques e conexões. Além do maior volume de passageiros durante o último ano, o recorte de viajantes atendidos nos voos internacionais se destaca. Enquanto 117 mil viajantes foram registrados em 2023, esse número saltou para 186 mil em 2024, um aumento de 58% em relação ao ano anterior.
Outro destaque do período foi o mês de julho, que registrou o maior movimento do ano e da história do empreendimento, com 415 mil viajantes atendidos nas chegadas e partidas do terminal paraense.
Com as novas marcas, o aeroporto se tornou o primeiro da região Norte a alcançar movimentação anual superior a 4 milhões de viajantes. Durante todo o ano de 2024, foram operados mais de 33,3 mil voos regulares para 22 destinos nacionais e quatro internacionais, um crescimento de 13,6% em relação ao número de pousos e decolagens realizados no mesmo período em 2023.
Para Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, as perspectivas para 2025 são otimistas. “Registramos com satisfação resultados tão significativos para o Aeroporto Internacional de Belém. Nosso compromisso vai além de garantir a conectividade da capital paraense e impulsionar o turismo: queremos proporcionar uma experiência ainda melhor para todos os que nos visitam. Com o progresso das obras de modernização, acreditamos que este ano trará ainda mais conquistas, com potencial de alcançar novos recordes, tanto em movimentação quanto na satisfação dos passageiros”, destaca.
Em alta: voos internacionais registram aumento de 61%
O ano de 2024 também inaugurou uma nova era para o Aeroporto Val-de-Cans em sua conectividade com o mundo. Entre os meses de janeiro e dezembro, foram operados 1.651 voos para Lisboa (Portugal), Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo (Suriname) e Caiena (Guiana Francesa).
Em comparação com 2023, o volume representa crescimento de 61% no número de pousos e decolagens em rotas internacionais. Atualmente, o Aeroporto Internacional de Belém recebe voos regulares para o exterior das companhias aéreas Air France, Azul, Gol, Surinam Airways e TAP Air Portugal.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, os resultados alcançados em 2024 reafirmam a eficiência operacional e o grande potencial do Aeroporto Internacional de Belém. “É com muito orgulho que celebramos conquistas tão significativas para a história do aeroporto. Esses números não apenas destacam sua posição estratégica na mobilidade da região, mas também reforçam o papel do Aeroporto Val-de-Cans como motor do desenvolvimento econômico e dinamizador do turismo na Amazônia”, afirma.
Migliorini também ressalta as melhorias já realizadas e as novidades que estão a caminho. “Desde que assumimos a gestão, em setembro de 2023, temos implementado uma série de melhorias para proporcionar viagens mais confortáveis, eficientes e seguras. No último semestre, iniciamos os investimentos da fase I-B da concessão, que incluem a modernização completa do aeroporto. Essa etapa permitirá otimizar o fluxo de passageiros, oferecer mais conforto térmico, expandir o mix comercial, além de evidenciar um cenário favorável para atrair novas ligações aéreas, consolidando Val-de-Cans como referência na região”, finaliza Migliorini.
Operações
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans atende voos regulares para os seguintes destinos:
Sudeste e Centro-Oeste
- Brasília (DF)
- Belo Horizonte (MG)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Campinas (SP)
Nordeste
- Recife (PE)
- Natal (RN)
- Fortaleza (CE)
- São Luiz (MA)
Norte
- Boa Vista (RR)
- Manaus (AM)
- Macapá (AP)
- Santarém (PA)
- Altamira (PA)
- Monte Dourado (PA)
- Porto de Moz (PA)
- Carajás (PA)
- Marabá (PA)
- Breves (PA)
- Paragominas (PA)
- Tucuruí (PA)
- Salinópolis (PA)
Internacionais
- Paramaribo (Suriname)
- Caiena (Guiana Francesa)
- Fort Lauderdale (EUA)
- Lisboa (Portugal)