Rede Tierra Hotels em harmonia com os pumas, atração turística da Patagônia Chilena

Continua depois da publicidade

No aguardo do controle da pandemia no Chile para reabrir seus três hotéis, a rede Tierra  preparou em seu blog um informativo com 10 curiosidades sobre o puma, que é uma verdadeira atração turística.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Seu empreendimento Tierra Patagonia, localizado na entrada do Parque Nacional Torres del Paine, já oferece aos hóspedes há anos um programa de observação desse animal-símbolo da região, com o acompanhamento de especialistas. Mas tudo indica que, a partir de outubro, quando as visitações devem ser retomadas, será possível vê-los mais facilmente e em maior número, já que a falta de contato com pessoas lhes garantiu maior liberdade para caminhar e procriar.

Veja também as mais lidas do DT

Entre as curiosidades, sabia que o puma é o maior felino das Américas e o quarto maior do mundo? E que mia ao invés de rugir? Também vale destacar seu poder excepcional de camuflagem, a personalidade solitária e seu papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema.

Tierra Patagonia DIÁRIO DO TURISMO
Tierra Patagonia está, localizado na entrada do Parque Nacional Torres del Paine

lista com 10 curiosidades sobre o puma da Patagônia que provavelmente não conhecia.

  1. Está na posição mais alta da cadeia alimentar da Patagônia, sendo os guanacos seu alimento principal. Nesse sentido, a presença do puma nesta região é um elemento fundamental para o equilíbrio do ecossistema, já que fornece alimento para espécies necrófilas, como o condor, e controla a população dos animais que caça.
  2. O puma é o quarto maior felino do mundo, atrás do leão, do tigre e do jaguar.
  3. Diferentemente de outros felinos, como o leão e o tigre, o puma não ruge, e sim mia de forma similar a um gato. Esta condição é a que o exclui do gênero Panthera.
  4. O puma é uma das espécies mais expandidas do continente. Habita principalmente regiões montanhosas, do Canadá até Magalhães (Patagônia). Este tipo de geografia, como a proporcionada pelo Parque Nacional Torres del Paine, os acomoda bastante, já que encontram refúgio entre as rochas e podem se esconder para caçar.
  5. Apesar de serem os maiores animais do Chile, no mundo dos felinos são considerados pequenos. Os pumas machos podem pesar entre 68 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas chegam em média a superar 45 kg. Em relação a seu comprimento, podem medir entre 1,5 e 2,7 metros, da cabeça até a ponta da cauda.
  6. Normalmente, estes animais vivem de forma solitária. Há pouco tempo acreditava-se que apenas interagiam para acasalar. No entanto, pesquisas recentes mostraram traços de maior tolerância entre os pumas adultos, que compartilham suas presas de caça e levam uma vida familiar um pouco mais próxima do que se supunha.
  7. A pelagem do puma é de um tom cinza avermelhado, com áreas mais claras na parte inferior de seu corpo, e com um ponto negro na ponta da cauda. Esta aparência o favorece no momento de caçar furtivamente sua presa. Seu aspecto permite que se camufle entres as rochas e arbustos do pampa patagônico.
  8. Diferentemente de outros felinos, o puma tem um corpo fino, semelhante ao de um gato, mas em uma escala muito maior. De fato, de forma coloquial, os patagônicos chamam os pumas de gatos.
  9. A expectativa de vida dos pumas na Patagônia é de 10 anos aproximadamente. Hoje, seu estado de conservação é considerado como “vulnerável”.
  10. Os pumas podem se reproduzir entre os 2 e 3 anos, tendo 2 ou 3 crias por vez. Atualmente, a população de pumas dentro do Parque Nacional Torres del Paine é de cerca de 50 a 100 indivíduos.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade