Renato Pezzino ganhou o prêmio de líder do ano corporativo na conferência da Nobile Hotels & Resorts realizada no início de março, em Brasília (DF).
O carioca Renato Pezzino, diretor de Vendas da Nobile falou com o DIÁRIO sobre as competências (e segredos) em dirigir um time responsável em manter a saúde financeira de uma rede hoteleira,, que atualmente possui 12 marcas e 64 hotéis em seu portfólio.
Na Nobile, desde 2018, com passagens pela Agência BBTUR (do Banco do Brasil) e rede Atlantica, Pezzino começou como gerente de vendas regional, depois gerente de inteligência de vendas. Na última conferência também foi alçado ao cargo de Diretor de Vendas.
Veja também as mais lidas do DT
“Realmente passou um filme na minha cabeça. Desde que eu entrei na Nobile, a empresa vem propondo muitas mudanças, calcada em tecnologia, estimulando o talento das pessoas, se preocupando em buscar o melhor profissional para cada área, cada setor. Foi muito emocionante essa promoção a diretor”, afirmou Renato ao DIÁRIO.
Renato acrescenta que a empresa tem uma preocupação positiva de extrair do profissional aquilo que ele tem de melhor. “Na Nobile, uma sugestão, uma ideia lançada pode ser transformada em um pré-projeto, em um plano de ação. É uma organização onde se potencializa as pessoas e onde as áreas se convergem”, adianta o executivo.
Mesmo depois da pandemia, que impôs o trabalho remoto e a necessidade de interação das áreas de processos, vendas e gestão, lembra Renato que na Nobile foi apresentado a outras áreas e que vem aprendendo muita coisa. “Profissionalmente, para mim foi o melhor que aconteceu nos últimos cinco anos. É um conhecimento multidisciplinar muito rico adquirido.
Com uma equipe de vendas estruturada, Renato trabalha com supervisores de inteligência de vendas, uma equipe de distribuição extremamente qualificada, uma equipe comercial corporativa com foco no relacionamento comercial com os principais players do mercado, além das equipes de vendas dos hotéis.
Vantagem competitiva
Ter a Ameris como parceira tecnológica é ter vantagem competitiva, diz Pezzino. Com ela conseguimos atender o mercado corporativo com muita força, segurança de dados.
Como novo diretor, Renato vem também reestruturando a área de vendas com as ferramentas tecnológicas adequadas. “É muito diálogo com os hotéis para tomarmos as decisões mais assertivas, e todas baseadas em dados”, explica.
“O nosso trabalho, em especial a área de vendas, tem o objetivo de complementar os objetivos da presidência da Nobile e um deles é melhorar o Revpar em todos os hotéis”, revela.
Questionado quais são as características essenciais da venda corporativa, Renato lembrou que especialmente a Nobile tem uma afinidade muito grande e ótimo relacionamento com as grandes agências corporativas (abracorps). “Com essas agências corporativas criamos acordos preferenciais, entregamos algumas vantagens no sentido de fazer com que essas grandes agências consigam comprar com você.
“Hoje temos um código próprio de GDS, que oferece uma tarifa carregada corretamente, uma segurança de fazer transações de reservas”, enumerou e arrematou: “A venda corporativa tem que estar associada a excelência do hotel, a preços competitivos e em escala e às soluções tecnológicas oferecidas pelo sistema contratado”, pontuou.