Renzo Rodriguez, diretor de vendas da GOL: “50% das nossas passagens são abaixo de R$300 reais”

Continua depois da publicidade

Durante a ABAV Expo, que acontece de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo, o DIÁRIO conversou com o diretor de  canais de vendas da GOL, Renzo Rodrigues que falou da política de tarifas da companhia aérea.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

De acordo com o executivo, o consumidor e o próprio agente de viagem sempre tem dúvidas de como as tarifas são definidas e colocadas no mercado. Segundo Renzo é um conjunto de fatores que configuram a base tarifária. “Época de compra, economia global, economia regional, são fatores importantes, mas principalmente o quanto o passageiro-público quer pagar.

Segundo Renzo se trabalha muito dentro da empresa o que cada passageiro está disposto a pagar em determinados momentos. “A gente identifica exatamente o que cada passageiro está disposto a pagar em um período, aquele que está viajando a lazer, por exemplo está buscando uma oportunidade, esse é mais sensível a preço, então ele está procurando tarifas mais baixas, mas ele tem uma flexibilidade maior de dia para viajar, horário para viajar, etc”, explica.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com o diretor, a companhia consegue alocar bem um preço competitivo para esse passageiro; já em direção oposta, enquanto um passageiro disposto a viajar mais por motivos corporativos, segundo ele, o que ele mais valoriza não é tanto o preço, mas sim a conveniência. “Para se ter um assento naquele voo segunda-feira de manhã para ir visitar um cliente importante, para fechar um contrato, o valor que ele vai pagar é sim relacionado com essa conveniência. Então a gente equilibra o preço, estimulando mais, criando promoções atrativas para incentivar o passageiro a lazer e em contrapartida aquele passageiro viajando mais por motivos corporativos ele tende a pagar uma tarifa um pouco mais alta”, explicou.

Para Renzo, é importante esse equilíbrio, pois o preço único seria ruim para o mercado. “O preço único quebraria o transporte aéreo; boa parcela dos passageiros que viajam hoje são sensíveis a preço, e para nos adequarmos a essa demanda oferecemos vários níveis de preço, entendendo a demanda, a segmentação e o interesse do passageiro. É claro que tem uma série de fatores de custos que impactam o nosso negócio, nós somos uma indústria que é dolarizada, o combustível também é dolarizado, quase 70-80% da nossa estrutura de custo é dolarizada, então quando a gente tem níveis de câmbio muito alto como esse que a gente está enfrentando no momento, os nossos custos são pressionados e a gente tem que buscar alternativas para conseguir equalizar esses custos”, enumera.

50% das passagens são abaixo de R$ 300

Renzo também lembrou que a GOL foi a primeira aérea Low Cost (empresa de baixo custo) a operar na América Latina. “Muita gente viajou pela primeira vez com a Gol e continua viajando pela primeira vez coma Gol, isso é um valor nosso, é um propósito nosso, e para isso nós temos uma estrutura de custo altamente competitiva não só no Brasil, mas no mundo, a gente é altamente reconhecido mundialmente como uma empresa dos mais baixos custos e isso está no nosso DNA e isso que permite novamente que a gente seja competitivo em tarifas também”, completou.

Segundo Renzo, aproximadamente 50% das tarifas que a GOL vende hoje é abaixo de R$ 300.  “Só para a gente ter uma noção somente 2% é acima de R$ 1000-1200 reais no mercado doméstico. Então a gente continua aí fortemente a nossa estratégia de negócios que continua ligada ao baixo custo, a tarifas bastante competitivas e a gente complementou essa estratégia nos últimos 4-5 anos com produtos superior, a gente consegue combinar o produto atrativo pro cliente especialmente o cliente corporativo, mas também com preço competitivos que a gente consegue estimular todo tipo de viajante”, afirmou.

Para mais informações acesse: https://www.voegol.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade