A produção em série vai começar em breve
Edição DIÁRIO com agências
A empresa Jetson tem feito grande sucesso com sua aeronave eVTOL pessoal, de decolagem e pouso vertical. Em nota recente, a startup de aviação sueca afirma que já vendeu mais de 100 unidades da aeronave e já conta com mais de 3 mil pedidos, desde outubro do ano passado, quando o veículo foi lançado oficialmente.
Os fundadores da Jetson, Peter Ternström e Tomasz Patan, iniciaram a divulgação da aeronave, em 2019 pelo seu canal no YouTube . Cada unidade tem o valor de U$ 92 mil (aproximadamente, R$ 497 mil, em conversão direta).
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com a Jetson, o eVTOL tem autonomia de 20 minutos de voo, alimentado por oito motores elétricos, construído em alumínio e fibra de carbono, pesa menos de 113 kg, e tem uma velocidade máxima de menos de 102 km/h, limitada por software.
Segundo o site Cnet, a Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana traz que nenhuma licença seria necessária para pilotar um eVTOL como o Jetson One.
A aeronave pessoal também possui avançados e sistemas de segurança, incluindo um computador de voo triplo redundante, rastreamento de terreno e prevenção de obstáculos. Ainda na parte de segurança, o quadro interno do Jetson One é inspirado em carros de corrida.
Há também várias funções de emergência integradas no veículo, bem como um paraquedas de implantação rápida. Junto ao enorme volume de vendas, a empresa sueca está a um passo de lançar sua produção em massa.
PC