Com o tema Ressignificando o Turismo, o Festuris 2022 começou em Gramado com emoção e expectativas para o setor
Na noite desta quinta-feira (3), com uma bela apresentação do quarteto sinfônico Fina Estampa e altas expectativas, começou o Festuris (Feira de Turismo Internacional de Gramado) 2022.
A 34ª edição do festival, que acontece entre os dias 3 a 6 de novembro, traz como tema “Ressignificando o Turismo”.
Para a abertura solene foi escolhido o Palácio dos Festivais, local no qual também tradicionalmente apresenta os filmes do Festival de Cinema de Gramado.
Mas, depois da abertura, as principais atividades do evento acontecerão no Serra Park de sexta à sábado (4 e 5). Por sua vez, as atividades mais aguardadas são a feira de negócios e o Meeting Festuris, que traz várias palestras e capacitações sobre turismo.
Veja também as mais lidas do DT
Ressignificando o Turismo
Antes da abertura oficial, a Academia de Danças Ana Terra fez uma sequência de apresentações que encantaram os presentes. Isso porque misturaram a tradição, a hospitalidade, a força e o amor dos anfitriões por sua história, seu Estado e o Brasil.
Na sequência, as autoridades foram convidadas e subiram ao palco. E todos convidaram os participantes para entoar o Hino Nacional.
Depois, houve a premiação “Amigos do Festuris”. Nela, autoridades e executivo(as) do turismo foram homenageadas por colaborar com o Festuris.
Em seguida, Ricardo Sosa, diretor executivo nacional da INPROTUR, teve a palavra e falou em nome de todos os homenageados: “É uma responsabilidade muito grande estar aqui no Festuris promovendo o Turismo. E seguramente, vamos seguir colaborando com este evento”, afirmou.
Diversidade e paz
Depois, os CEO’s do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, subiram ao palco e tiveram a palavra.
“Sejam todos muito bem vindos à nossa casa e ao Rio Grande do Sul”, saudou Eduardo.
E Márcia também cumprimentou os presentes: “Boa noite a todos. Sejam todos muito bem-vindos a nossa casa aqui em Gramado. Nós acabamos de terminar uma eleição que marcou uma decisão na nossa sociedade e a gente precisa continuar”.
Então, todos aplaudiram. Marta Rossi prosseguiu dizendo que “o turismo tem uma capacidade muito grande aglutinar, de ressignificar. E não estou falando isso só porque duas mulheres tiveram essa ideia do festival e hoje eu e o Eduardo temos a honra de darmos continuidade. Mas porque acredito no poder e na força do turismo na economia”.
E nesse sentido, Eduardo destacou que essa é a maior edição do Festuris. Pois além de estar Ressignificando o Turismo, o evento tem 24 mil m² e trará 2.700 marcas expositoras. Bem como a Argentina como país convidado.
Também, Marta lembrou que o turismo é lugar de diversidade e inclusão: “São mulheres, negros, deficientes, pessoas que transformam e impulsionam o turismo. E somos todos iguais, mas precisamos distribuir um pouco mais de afeto”.
Eduardo finalizou reforçando que o “o turismo é a indústria da paz”.
Autoridades comentam sobre Turismo
Na sequência, Raphael Nayub, Secretário de Estado do RS, foi convidado ao palco. Ele comentou: “O setor de turismo é um subsetor que movimenta a economia. E hoje assinei a
a concessão do Parque Caracol”. Também, o Secretário disse que há um 2º parque importante da região.
“Durante o Festuris, que é o maior evento de turismo da América Latina, teremos 2 participações importantes. E uma delas é o lançamento de uma câmara MICE, voltada à eventos corporativos”.
Depois, Fábio Pinheiro, representando o Ministro do Turismo, Carlos Brito, pontuou: “nós só vamos oferecer experiências memoráveis se investirmos em qualificação. Precisamos acreditar mais no Turismo. Porque o Brasil é o único país do mundo que tem 6 biomas e o único que tem uma Amazônia azul. O que precisamos é se unir”.
Então, Eduardo Leite, governador reeleito do Rio Grande do Sul, afirmou: “Venho aqui reafirmar o meu compromisso como governador eleito. Pois o turismo, muito mais que uma atividade econômica, tem o poder de melhorar a própria autoestima dos moradores da cidade. Pois quando você oferece capacitação para bem receber, investe na gastronomia, no entretenimento, melhora e muito para os próprios moradores. “
Importância do Turismo para Gramado e o mundo
Por fim, Nestor Tissot, Prefeito de Gramado, se dirigiu aos presentes e falou: “Estamos muito orgulhos em abrigarem vocês, Marta e Eduardo, que acreditaram no Turismo, e a Festuris. Há mais de 50 anos atrás, acreditamos nessa atividade, e que ela pudesse gerar emprego e renda. Então, o investimento na capacitação, no bem receber, com certeza continuará gerando emprego e renda para a nossa população”.
Por fim, foi entoado o Hino do Rio Grande do Sul. E para fechar com chave de ouro, os cantores Vini Neto e Débora puxaram um coro de “Imagine”, do John Lennon, pedindo maior paz ao mundo.
Personalidades do evento
Estavam presentes na cerimônia de abertura os CEO´s da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Depois, Fábio Pinheiro, representando o Ministro do Turismo, Carlos Brito.
Também Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro; Raphael Ayub, Secretário de Estado do RS; Lúcia Bentz, presidente da ABAV-RS; Fabrício Amaral, da Goiás Turismo.
Além de Alexandre Sampaio, presidente da FBHA Guu; Aldo Arthur Ribeiro, presidente do SINDETUR-RJ, Ricardo Sosa, diretor executivo nacional INPROTUR Argentina. Ainda: Eduardo Novak, presidente ABRAJET Nacional; Eduardo Bernardes, vice-presidente da GOL Linhas Aéreas; e Eduardo Leite, governador reeleito do RS.
E Guilherme Paulus, fundador da CVC e do Castelo Saint-Andrews, foi um dos homenageados da noite.
Para saber mais, acesse o site oficial.
Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT