Das agências com edição do DT
Camila´s Restaurant é um restaurante brasileiro nos Estados Unidos. Desde 2013, o empreendimento é comandado pelos brasileiros Alex Alencar e Leonardo Charamba.
Redes sociais
Hoje o engajamento do local nas redes sociais é pensado tanto para quem conhece e frequenta o restaurante, quanto para quem visitará algumas das unidades nas férias. O Facebook do estabelecimento é voltado para residentes e o Instagram para os turistas em geral.
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O Brasil representa 97% do público no Instagram, porém há muitos seguidores de outros países da América Latina como Argentina e Peru. O Camila´s tem a marca hoje de 1 milhão de seguidores e mais de 30 mil visitas ao perfil por semana. Esse valor seria sem contabilizar quem visualiza as publicações pelo feed. O alcance passa de 200 mil pessoas.
As ações das redes sociais são voltadas para o público brasileiro. O estabelecimento mostra que é o local ideal para matar a saudade do sabor característico do Brasil. Outro chamariz para a marca é a constante visita de celebridades e influenciadores digitais.
Gastronomia
O Camila´s estima receber aproximadamente 4 mil pessoas na unidade de Orlando nos próximos dias. O buffet oferece comidas típicas, como feijoada, churrasco, vaca atolada com polenta frita, tutu à mineira e bobó de camarão. No restaurante os clientes ainda encontram buffet variado, para se servir à vontade, com mais de 14 tipos de saladas, 12 opções de pratos quentes, carnes, grelhados, sobremesas, o nosso Guaraná, caipirinha e o cafezinho brasileiro. A refeição custa U$ 14.95 por pessoa.
Trajetória do estabelecimento
A história do restaurante tem início em 1989. Manoel Briote e Brasília Briote fundaram o Camila´s Restaurant, em Miami. O paraibano Alex Alencar e o pernambucano Leonardo Charamba, atuais sócios no Camila’s, começaram suas experiências nos Estados Unidos como muitos brasileiros: em busca de uma oportunidade de emprego. Migraram para o país da América do Norte. A primeira função dos jovens foi como ajudante de cozinha.
Em 1997, Leonardo começou a trabalhar como garçom na unidade de Orlando do Camila’s, inaugurada em 1994. Em 2000, decidiu voltar ao Brasil, mas não ficou no país muito tempo. Em 2003 retornou ao restaurante como chefe dos garçons. Dois anos depois, assumiu a gerência da unidade de Orlando. Local onde conheceu Alex, que também ganhava espaço e experiência na empresa ao longo dos anos. Em 2009, assumiram juntos a gerência da unidade na cidade.
A surpresa mesmo veio em 2012, quando o fundador e proprietário da casa, o português radicado no Brasil, Manoel Briote, decidiu vender o negócio. A dupla de brasileiros comprou o empreendimento. Desde a chegada dos jovens ao comando operacional do Camila´s, o restaurante cresceu 40%.
A unidade de Miami começou com apenas cinco mesas. Hoje tem capacidade para 250 pessoas, sendo que 85% dos clientes são brasileiros. Enquanto a de Orlando está preparada para até 550 pessoas e já chegou a receber 4 mil visitantes diariamente.
Os sócios afirmam que o principal diferencial do Camila’s é a brasilidade do local, tanto que o restaurante foi apelidado de “embaixada”, por ser o ponto de encontro para os turistas e residentes brasileiros.
As programações das TVs do restaurante também são pensada para relembrar o Brasil. Por isso, no Camila’s é possível assistir novela e futebol. E, para completar o clima, o local promove mensalmente eventos com grupos de samba e pagode.