por Paulo Atzingen (da Patagônia Chilena)
Mais sabor no alimento do que pratos espetaculares, mais receitas tradicionais do que cozinha gourmet. Assim, o sub-chef de cozinha do Termas Puyehue Wellness & Spa Resort, Erwin Soto, definiu o preparo e a apresentação da sua gastronomia à frente do Restaurante Los Troncos.
“Trabalhamos com condimentos, temperos e matéria prima da região e atendemos em média, por refeição, cerca de 200 pessoas, em quatro serviços diários, café-da-manhã, almoço, chá-da-tarde e jantar”, enumerou o chef.
Veja também as mais lidas do DT
Com 37 anos, 20 anos de experiência e passagens por outros hotéis-conceito, como o Hotel del Paine, também na Patagônia chilena, Soto está há seis meses no Termas Puyehue. “Focamos em uma gastronomia que tem o compromisso com o sabor e não com o conceito gourmet”, reforça.
Beleza pura
A cozinha regional desta região dos Lagos, se caracteriza por utilizar os produtos mais autênticos, trazidos tanto das vastas áreas de terras férteis da região, frutos dos lagos e do mar (especialmente o Oceano Pacífico) a algumas centenas de quilômetros de Puyehue. “Trabalhamos com alimentos saudáveis e naturais, as carnes são todas com garantia de procedência (livre de pesticidas e plantas livres de agrotóxicos), além da água muito pura”, afirmou.
Soto sintetiza seu trabalho afirmando que trabalha com uma base alimentar composta por seis proteínas e quatro guarnições, mas não descreve quais são. “As compras de alimentos são feitas diariamente e trabalhamos com uma minuta semanal que prevê antecipadamente o número exato de hóspedes (divididos entre crianças, homens e mulheres) o que evita o desperdício”, esclarece.
Queijos patagônicos, fiambres patagônicos, carnes de cervos (porco), patos e o cordeiro patagônico compõem alguns dos pratos quentes do restaurante.
Confira o álbum:
O DIÁRIO DO TURISMO – viajou a convite do grupo Transoceânica (Chile), tendo seguro GTA, comunicação ChatSim e apoio JoãoAraújo Promoção