Governo Federal espera que agenda internacional estimule o turismo brasileiro
A realização de eventos internacionais em solo brasilero é a aposta do governo federal para o fortalecimento do turismo no país.
Em entrevista à CNN o ministro do turismo, Celso Sabino, revelou que esses eventos podem ajudar a reverter imagens negativas sobre destinos brasileiros.
Veja também as mais lidas do DT
“Nestes eventos, o Brasil será visitado pelo ‘high level’ das administrações públicas globais, chefes de estado, principais ministros, todo o staff, pessoas que são formadoras de opinião em suas nações. E estamos trabalhando para reverter imagens do nosso país, por vezes passadas à frente, que não condizem com a realidade”, disse o ministro à CNN.
O Rio de Janeiro irá receber a Cúpula do G20 e terá a presença de autoridades internacionais importantes que concentram cerca de 75% do PIB mundial.
Para a pasta, o Rio de Janeiro é um dos destinos brasileiros que devem reverter a imagem negativa, sobretudo quando o assunto é a segurança pública da capital.
O ministro aproveitou para celebrar um pulo que o Brasil teve em um ranking de países seguros para viajar, avaliado pela Berkshire Hathaway, o país aparece como o 15º mais seguro do mundo para turismo, sendo o 1º da América do Sul e 2º da América como um todo.
“O Brasil é um país com estabilidade social, paz urbana, com pujança econômica”, destacou o ministro do Turismo.
Em 2025, o país receberá a COP30 a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, importante evento global que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.
De acordo com o ministro esta agenda pode impulsionar o ecoturismo na região amazônica, com a conferência acontecendo no território da maior floresta tropical do mundo.
Em 2025, o Brasil também receberá a Cúpula do grupo, mas alguns detalhes ainda devem ser definidos para realização da agenda. Segundo apurado pela CNN, o governo brasileiro espera que até 2027 o país consiga receber mais de 10 milhões de turistas ao ano.