REDAÇÃO DO DIÁRIO –
Sobressair-se em meio à crise atual do país é digno de medalha, prêmios e aplausos. Os altos e baixos já vêm incluídos no pacote e tem sido frequentes no calendário das empresas ao longo dos anos. Ao pensar nos investimentos e na coragem necessários na área hoteleira, o DIÁRIO entrevistou Ricardo Peixoto, gerente Comercial e de Marketing do Portobello Resort & Safári, questionando-o quanto ao balanço do primeiro semestre, o conforto oferecido pelo empreendimento e o olhar do profissional em relação ao mercado da hotelaria – principalmente no Brasil, ao se tratar de investimentos, ocupação e caminhos para ‘driblar a recessão’ através parcerias.
Ricardo Peixoto antes de chegar à Mangaratiba, destino do resort Portobello, atuou em São Paulo como diretor de Vendas do grupo, o que compreende o Portobello Resort e a Pousada Porto Imperial, em Paraty.
Peixoto é formado em Administração com especialização em Marketing. Iniciou sua carreira no Grupo Portobello em 1996 como recepcionista, passando pelos cargos de supervisor de Reservas, gerente e coordenador de Grupos & Eventos, gerente de Recepção e Lazer, gerente Operacional, diretor de Vendas até chegar à atual posição. Confira abaixo, a entrevista:
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DIÁRIO – Ricardo, qual o perfil dos hóspedes do Portobello Resort & Safari (procedência, faixa etária, etc) e qual o balanço do primeiro semestre em ocupação?
RICARDO PEIXOTO: O perfil dos nossos clientes é, em geral, famílias com crianças e casais (nacionais e internacionais). Rio de janeiro, São Paulo, Minas Gerais são os mercados emissores mais expressivos. Em paralelo, nós recebemos diversos eventos corporativos e grupos de esportistas (tênis, beach tennis, entre outros).
DIÁRIO – Vocês possuem 152 apartamentos divididos em cinco categorias (Standard, Beach Room, Suíte, Suíte Beach e Suíte Master). As tarifas entre o standard e a suíte máster determinam a aquisição? Como você avalia hoje a cabeça do brasileiro ao decidir fazer uma reserva. Ele tem considerado mais o preço ou o benefício?
RICARDO PEIXOTO: Sim, temos 152 UH’s. A maioria dos clientes pede as unidades Standards, em primeiro lugar, devido ao custo. A segunda categoria mais procurada é o Beach Room. Abaixo delas, as suítes.
Trabalhamos com vários perfis de hóspedes, com pacotes de feriados prolongados, finais de semanas comuns e férias. Por conta da crise nos dois últimos anos, percebemos que a preferência dos clientes é, em primeiro lugar, o preço. Depois, o benefício. Porém, estamos percebendo um incremento na demanda de hóspedes que buscam pelo dois ao mesmo tempo – preço e benefício.
DIÁRIO – Quanto à antecipação das reservas no lazer: você tem verificado se mudou o comportamento do cliente nesses últimos anos? As reservas estão sendo feitas com mais ou menos antecedência?
RICARDO PEIXOTO: Não. Na verdade, os clientes estão deixando para tomar as decisões em cima da hora.
DIÁRIO – Tem se observado investimentos em áreas para eventos e convenções em hotéis e resorts. O Portobello Resort fez investimentos nos últimos anos neste setor?
RICARDO PEIXOTO: Fizemos um grande investimento na área de eventos e convenções há poucos anos. Atualmente, planejamos melhorias e também algumas ampliações para atender melhor os clientes deste segmento.
DIÁRIO – Quanto responde no share os eventos do resort? E você pode nos adiantar as características principais dos eventos do resort? Quais os próximos?
RICARDO PEIXOTO: Neste primeiro semestre, o resultado do share foi de 40%. Para o segundo semestre, o percentual muda para 58%. Atendemos vários segmentos, tais como: lançamentos de produtos, confraternizações, reuniões de vendas/comerciais, eventos esportivos, sociais (casamentos, grupos de formandos, aniversários e etc..), leilões, exposições, entre outros.
Em agosto teremos o XTERRA, a maior competição de triatlo do país, e o Portobello Open Beach Tennis, que será realizado em outubro. Além deles, o Portobello Resort receberá casamentos, eventos de indústrias, alimentícias, laboratórios, de gás/petróleo, entre outros.
DIÁRIO – Vocês anunciaram esta semana a clínica de futebol do Paris Saint-Germain Academy Brasil que acontece de 19 a 22 e de 26 a 29 deste mês. Pode dar detalhes desta parceria e as expectativas de adesão?
RICARDO PEIXOTO: Todos anos, tanto para as férias de julho como para as férias de janeiro, nós criamos atividades extras para as crianças, fora das programações que oferecemos no resort diariamente. O objetivo é agregar ações diferenciais para atrair o público infantil. Temos, também, a clínica de Circo neste mês. A parceria com PSG Academy Brasil surgiu do interesse de ambas as partes. Eles tinham conhecimento sobre a realização, em outros anos, de clínicas de futebol de outros clube no Portobello. Eles nos procuraram justamente no momento em que estávamos buscando novas atrações para as férias de julho. Diferenciar os clubes é uma estratégia.
SERVIÇO:
https://portobelloresort.com.br
INFORMAÇÕES E RESERVAS: | 4020-8005 | 21 2789-8000 | 21 2175-1000
reservas@portobelloresort.com.br
Rodovia Rio – Santos km 434 – Mangaratiba RJ – ZIP CODE 23860-000
A 100 Km do Rio de Janeiro e 400 Km de São Paulo.