Das agências com edição do DT
No dia 22 de novembro, o Rio Convention & Visitors Bureau reuniu mais de 150 representantes do trade do turismo carioca. Evento aconteceu no Assador Rio’s. O objetivo era para reconhecer empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas em 2018.
Sonia Chami, presidente do Rio CVB
A cerimônia teve início com um discurso da presidente da instituição, Sonia Chami. Ela falou sobre os desafios do setor para os próximos anos, enfatizando a necessidade de maior promoção do destino:
Veja também as mais lidas do DT
— Tivemos muitas conquistas esse ano, mas ainda temos grandes desafios pela frente e precisamos, com urgência, aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, que está estagnado há anos. A solução para isto é uma só: a promoção do destino Rio de Janeiro. Enquanto o Brasil investe 17 milhões de dólares em promoção ao ano, a nossa vizinha Argentina investiu 60 milhões de dólares no ano passado e o México inacreditáveis 400 milhões de dólares — enfatizou.
Sonia chamou ao palco a equipe do Rio CVB, que foi aplaudida, e falou sobre a importância da presença do Rio de Janeiro nos principais eventos internacionais que ajudaram a divulgar a cidade mundialmente, agradecendo o apoio dos mantenedores, fundamental para o trabalho de promoção da cidade.
Phelipe Campello, Diretor Executivo do Rio CVB
Em seguida, o novo Diretor Executivo do Rio CVB, Phelipe Campello, deu as boas-vindas. Phil homenageou Eric Boulanger, gerente de Congressos e Eventos do Rio CVB, que esteve ausente por motivo de saúde. Phil Campello também falou sobre a necessidade de uma crescente presença no ambiente digital, legado que pretende deixar em sua gestão:
— Temos um oceano de oportunidades, principalmente nas mídias digitais, de que precisamos nos apropriar. O posicionamento nas redes será questão prioritária, mas sem deixar o relacionamento face to face com nossos parceiros, que será mantido nos eventos, feiras, road shows, press trips e fam tours.
Campello também falou sobre o desafio de substituir Michael Nagy, que deixou sua marca pela forma como conduziu o Rio CVB nos últimos cinco anos e terminou seu discurso lembrando as lições deixadas por anos de dedicação ao atletismo: “sucesso, determinação e trabalho em equipe”.
O Turismo em Noite de Premiação
Em 2015, o RioCVB criou os prêmios Hans Stern e Carlo Gherardi para reconhecer e homenagear as organizações e personalidades que contribuíram para a expansão e desenvolvimento do turismo no Rio de Janeiro.
Ponto turístico querido pelos cariocas e visitantes da cidade, o Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro homenageado da noite com a entrega do prêmio Hans Stern pelo vice-presidente da TurisRio, Hamilton Vasconcellos, ao diretor-geral da companhia, Sandro Fernandes.
O chame do trem que leva os visitantes a outro ponto turístico icônico da cidade, o Cristo Redentor, foi o outro homenageado da noite. Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado, recebeu das mãos do gerente de desenvolvimento do RIOgaleão, Bruno Giovanni, a premiação.
Também em 2015, a entidade criou o prêmio “Room Tax”, para homenagear os hotéis com melhor arrecadação, de acordo com sua capacidade. Em 2017, foi incorporada a categoria “Espaços para Eventos”.
O diretor-geral do Riocentro, Beni Piatetzky, recebeu das mãos do vice-presidente da Riotur, Lucio Macedo, o prêmio “Espaço para Eventos”. Já o Sofitel Ipanema, representado por sua gerente de marketing, Camila Salgueiro, foi homenageado na categoria “Room Tax”, prêmio entregue pelo vice-presidente executivo do RioCVB, Fernando Horta.
Encerrando a noite, Michael Nagy, ex-diretor executivo do Rio CVB e atual diretor de Vendas e Marketing do Fairmont Rio de Janeiro, recebeu das mãos da equipe com a qual trabalhou nos últimos cinco anos, o prêmio Carlos Gherardi, em reconhecimento a sua atuação na promoção do Rio de Janeiro.