O Rio de Janeiro deu início à sua agenda nacional de promoção turística com a edição 2025 do projeto Experiência Rio de Janeiro, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio. A ação já passou por três das principais cidades emissoras de turistas: Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, reunindo cerca de 400 agentes e operadores de turismo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
“O “Experiência Rio de Janeiro” traz um novo formato, ampliando ainda mais a possibilidade de vendas de pacotes e roteiros dos nossos destinos nos principais mercados emissores de turistas”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca. Segundo ele, o projeto tem se mostrado um sucesso por onde passa e reforça a busca pelos turistas nacionais, consolidando a marca Rio de Janeiro em todo o Brasil.
Imersão sensorial e rodada de negócios
O evento oferece aos participantes uma imersão sensorial nos atrativos do estado, com vídeos, talk shows, apresentações culturais e uma rodada de negócios com representantes dos municípios fluminenses. A proposta é clara: ampliar a venda de pacotes turísticos para o Rio, movimentar a economia local e apresentar um portfólio de experiências que vão além do clichê sol e mar.

Em Brasília, Tutuca participou da recepção dos cerca de 180 profissionais da área:
“Em 2024, o Rio registrou mais de 1,5 milhão de turistas internacionais, um aumento de 26,8% em relação ao ano anterior. Eventos como o Carnaval e o show da Madonna, que atraiu 1,6 milhão de pessoas, são fundamentais. Essa troca com os agentes de Brasília é essencial para estreitarmos ainda mais os laços com a capital federal”, afirmou.
Até o fim do ano, o projeto passará por mais 11 cidades brasileiras com a meta de capacitar cerca de 1.500 profissionais de turismo. A participação de representantes de destinos como Saquarema, Petrópolis, Maricá, Vale do Café e Búzios reforça o caráter diverso e plural da oferta fluminense.
O encerramento em cada cidade conta com um show temático com músicas que celebram a identidade carioca, marcando o fim de cada etapa com a leveza e o carisma que fazem do Rio uma vitrine natural para o turismo brasileiro.

*Experiência Rio de Janeiro em Números*
400 agentes e operadores capacitados;
Já passou por 3 cidades, principais mercados emissores de turistas ao Rio de Janeiro: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Goiânia (GO);
Divulgação das 12 regiões turísticas do RJ;
3 talkshows com a participação de representantes de destinos e atrativos do Estado.
*Próximas etapas do roadshow*
*Confira a agenda:*
27 de maio – Porto Alegre/RS
29 de maio – Curitiba/PR
10 de junho – Campo Grande/MS
12 de junho – Cuiabá/MT
07 de agosto – Recife/PE
18 de agosto – São José dos Campos/SP
19 de agosto – Campinas/SP
21 de agosto – Ribeirão Preto/SP
01 de setembro – Uberlândia/MG