Rio do Boi: saiba como funciona a trilha no Cânion Itaimbezinho

Continua depois da publicidade

Caminho está entre as mais impressionantes do País e é a número 1 no Travellers’ Choice quando o assunto são coisas para fazer em Praia Grande (SC)


EDIÇÃO DO DT com agências

A Trilha do Rio Do Boi, sob gestão da Urbia, está localizada na fenda do Cânion Itaimbezinho, e trata-se de uma das melhores e imperdíveis experiências na cidade de Praia Grande (SC).

Veja também as mais lidas do DT

A aventura propõe ao participante andar em meio de paredões com mais de 700 metros de altura e em uma das regiões mais preservadas do Parque Nacional Aparados da Serra. Trata-se de um percurso de 14 quilômetros no total – sete de ida e sete de volta – com duração aproximada de sete horas.

Por suas características peculiares, esta trilha precisa ter o ingresso comprado previamente, já que o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) controla a quantidade de pessoas que entram diariamente no atrativo. Outra demanda importante é que, nesta trilha, é obrigatório o acompanhamento de um guia cadastrado no
Cadastur que também deve ser contratado anteriormente. Os nomes autorizados estão todos no site da Urbia.

Piscinas naturais e cânions

Ao longo da experiência, há pontos com piscinas naturais e cachoeiras que convidam o trilheiro ao mergulho ou para fazer fotos icônicas. Aliás, 60% da trilha é feita sob o leito do Rio do Boi, então, todos os visitantes são avisados pelos guias previamente para levar uma muda de roupa seca para o retorno, além de lanche reforçado, tal como água potável na quantidade mínima de 1 litro por pessoa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a trilha do Rio do Boi é considerada de dificuldade alta, o que não deve afastar nenhum caminhante. Basta ter ânimo e cuidado a cada passo. São feitas travessias do Rio ao longo da experiência, todas em grupo e orientadas pelos especialistas em trekking contratados.

Uma das belezas da trilha – além de observar de baixo as muralhas do cânion Itaimbezinho – é a oportunidade também de observar a flora de perto e, com sorte, a fauna. Trata-se de um trecho de Mata Atlântica extremamente preservado. Quando é feita a parada para o lanche, no ponto mais adentro do cânion possível, os turistas gostam de registrar a façanha de ter chegado no meio dos paredões. A foto tradicional, com os braços abertos, é quase uma obrigação e prova de ter conquistado a trilha. Basta ver no Instagram da Urbia diversos posts com essa imagem épica.

Para destacar ainda mais a importância e impacto do Rio do Boi, o destino é um dos grandes destaques do Travellers’ Choice, do Tripadvisor. Nesse contexto, Rio do Boi faz parte das 10% melhores atrações do mundo, eleito pelos turistas como uma das melhores e imperdíveis experiências na cidade de Praia Grande. Os prêmios Travellers’ Choice homenageiam os destinos, hotéis, restaurantes e atividades favoritos dos viajantes com base nas avaliações e opiniões coletadas de viajantes em todo o mundo.

Quando ocorre a trilha do Rio do Boi?

A experiência no Rio do Boi pode ser feita de terça a domingo, com acesso das 8h às 11h, podendo permanecer na trilha até às 17 horas e, como dito anteriormente, é de agendamento prévio obrigatório mediante compra de ingresso antecipada. O valor do ingresso é R$ 97 reais por pessoa e quem tem mais de 60 anos paga R$ 67 reais. O valor do guia é pago à parte e diretamente ao profissional, que deve ser contratado também
antecipadamente.

Os guias emprestam EPIs para a trilha, tal como a perneira, que evita acidentes com animais peçonhentos. Por sua vez, os visitantes devem levar itens de uso pessoal, como repelente, protetor solar e medicações de uso individual, todos embalados em sacos plásticos para evitar que molhem.

Quem tiver, pode ir com seu bastão de caminhada. O calçado ideal para esse tipo de atividade é a bota ou tênis de trekking, com solado com texturas robustas. Tênis de solado liso podem gerar acidentes, já que deslizam sobre pedras limosas do leito do Rio do Boi. A idade mínima recomendável para fazer a trilha é de 12 anos. A entrada é pela Estrada Geral do Rio do Boi, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, onde o estacionamento não é cobrado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade