O Programa de Visto de Visita por Meio Eletrônico (e-Visa) aos cidadãos americanos, que entrou em vigor no dia 25 de janeiro, já apresenta resultados positivos. De acordo com o Divisão de Imigração do Ministério das Relações Exteriores, as solicitações de vistos pelos americanos chegaram a 3 mil apenas nesta semana. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (31.01), durante evento organizado pelo deputado federal Otávio Leite, no Forte de Copacabana.
A iniciativa é fruto da Lei nº 13.445, referente às novas normas de imigração. Os países contemplados são Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, responsáveis, atualmente, por 63,74% das solicitações de vistos para o Brasil. “São 20 anos nesta luta para facilitar a entrada de turistas que querem conhecer o Brasil e essa iniciativa será um grande impulso para o turismo receptivo internacional. No ano passado, recebemos 570 mil americanos e nossa expectativa é dobrar esse número em dois anos”, destaca o deputado federal Otávio Leite, autor do requerimento do visto eletrônico na Câmara dos Deputados.
O novo sistema de visto eletrônico permite ao visitante a permanência em território nacional pelo período de 90 dias, seja em caráter de lazer, estudos ou negócios. O processo para retirar o visto pode ser feito de forma remota, website ou aplicativo de celular, com prazo de até 5 dias úteis para ser concedido, caso não haja nenhum impedimento.