Nesta quarta-feira (16), das 9h às 17h15min, o Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana será palco do evento “Turismo – Planejamento e Resultados – A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, idealizado pela Associação Rio Vamos Vencer.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O encontro, que reunirá autoridades e empresários do trade, pretende evidenciar a urgência do desenvolvimento de um plano estratégico para alavancar o Turismo do Rio.
“Temos exemplos claros de que o planejamento traz resultados, como o Plano Maravilha, que praticamente dobrou o número de turistas no Rio e no Brasil em três anos de atuação, de 1997 a 2000, e, mais recentemente, o excelente trabalho que vem sendo feito na promoção do destino São Paulo”, enfatizou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, que fará a abertura do encontro.
Programação
Veja também as mais lidas do DT
A parte da manhã contará com a participação do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que dividirá sua “Experiência à frente do Turismo em São Paulo”. Em seguida, o secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, falará sobre “Promoção com resultados rápidos e mensuráveis”.
Finalizando os trabalhos da manhã, o executivo Gérard Bourgeaiseau – que acumulava os cargos de secretário de Turismo, presidente da Riotur e presidente do Riocentro quando foi implementado o Plano Maravilha –mostrará a estratégia abordada na época e os resultados obtidos.
Já no início da tarde, haverá o debate “A importância do planejamento no Turismo”, que contará com a mediação de Vinicius Lummertz e reunirá empresários do trade.
Seguindo a programação, o presidente do Trem do Corcovado, Savio Neves, irá abordar “Os avanços e perspectivas do Trem do Corcovado” e, em seguida, será a vez da diretora de Negócios e Marketing do Bondinho Pão de Açúcar, Ana Lucia Selvatici, falar sobre “Pão de Açúcar – trajetória e inovações”.
Nossa identidade
“O Cristo e o Pão de Açúcar não são só os principais cartões postais da cidade, são a nossa identidade e o que vende o Brasil mundo afora. O exemplo de boa gestão desses dois produtos, certamente, somará ao debate e poderá apontar caminhos para a elaboração de um planejamento estratégico”, acredita Marcelo Conde.
Após, será a vez do embaixador Ido Aharoni Aronoff, professor de Pós-Graduação da New York University, participar do evento através de videoconferência com o tema “A importância de trabalhar a imagem de cada destino”. E, para encerrar, Gloria Guevara, presidente da WTTC até 2021, falará sobre “A força do Turismo na economia mundial”.