O evento da Rio Vamos Vencer reuniu empresários, políticos e representantes do setor turístico do Rio de Janeiro para falar sobre a necessidade da promoção turística da cidade com o apoio governamental
EDIÇÃO DO DT com Agências
No último dia 16, o trade turístico do Rio e de São Paulo se reuniu durante todo o dia no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, no evento “Turismo – Planejamento e Resultados – A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, idealizado pela Associação Rio Vamos Vencer. Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas e programas que deram resultados no setor de Turismo, como o Plano Maravilha (1997 – 2000), visando compor uma agenda propositiva que possa contribuir para a recuperação e desenvolvimento do Rio de Janeiro.
“Todo esse nosso esforço é para conscientizar o trade e a classe política, do estado e da cidade, da urgente necessidade da coordenação de esforços, de investimentos e de verbas generosas para publicidade. Não podemos ter uma cidade, com o nosso potencial, desassistida de uma linha mestra de ação para coordenar todos as iniciativas e ações dos agentes que integram essa cadeia e, desta forma, organizar e colaborar com o turismo do país”, enfatizou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, durante a abertura do encontro.
O presidente do RIOgaleão (GIG), Alexandre Monteiro, destacou a importância do Rio no Turismo do Brasil e que o aeroporto foi construído para ser o maior do país. No entanto, a fragmentação da conectividade aérea está dificultando muito a atração de companhias aéreas internacionais: “É necessário realizar, o quanto antes, a concessão unificada de GIG e SDU, como foi anunciado recentemente pelo Governo Federal. Existem exemplos deste modelo em Roma e Paris. Precisamos proteger o maior aeroporto do Brasil, e a gestão unificada dos dois equipamentos garantirá o desenvolvimento e o crescimento do destino. É muito difícil a gente ter turismo internacional com a fragmentação de conectividade existente hoje no Rio”, ressaltou Alexandre Monteiro, na abertura do evento.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, falou sobre sua “Experiência à frente do Turismo em São Paulo” e dividiu com os presentes os desafios do reposicionamento estratégico do turismo no estado, que envolveu diversas ações específicas, como a estruturação do turismo de proximidade, a ampliação da oferta de produtos turísticos somados às condições urbanísticas, à promoção nacional e internacional de alto impacto e o investimento gasto em educação.
Foi comentado ainda sobre a importância do apoio governamental, em suas três esferas, para a promoção do turismo. O Secretário Municipal de Turismo do Rio, Bruno Kazuhiro, se comprometeu a levar os assuntos discutidos ao prefeito Eduardo Paes. Ele reconheceu que o Rio precisa se vender e que, para isso, é preciso verba e planejamento.
O evento contou ainda com o vice-presidente da Hotéis Rio, José Domingo Bouzon; com o diretor Comercial do Fairmont, Michael Nagy, além de outros empresários, políticos e representantes do turismo no Rio de Janeiro. Também participaram do encontro o presidente do Trem do Corcovado, Savio Neves; a diretora de Negócios e Marketing do Bondinho Pão de Açúcar, Ana Lucia Selvatici; a delegada da DEAT, Patrícia Alemany; o embaixador Ido Aharoni Aronoff, através de videoconferência e a presidente da WTTC até 2021, Gloria Guevara, por vídeo.
Os assuntos abordados no período da tarde serão divulgados em breve e a cobertura completa do evento está disponível no canal do Youtube da Associação Rio Vamos Vencer, através do link https://youtu.be/4uYjVcH6fa4.