O RIOgaleão realizará Simulado de Emergência e com isso, o Aeroporto Internacional Tom Jobim reforça agilidade e trabalho em equipe durante treinamento de combate a incêndios
Nesta quarta-feira, 13, o RIOgaleão realizará o Simulado de Abandono de Edificações no TPS 1. Essa ação om o objetivo de manter o aeroporto preparado para responder a situações de emergência. Além de integrar órgãos públicos e a comunidade aeroportuária.
Na ocasião, a concessionária simulará um incêndio no Terminal 1 do aeroporto, com socorro às vítimas e consequente desocupação emergencial da edificação.
RIOgaleão realizará Simulado de Emergência: veja detalhes
O treinamento contará com o apoio de áreas de emergência, safety, segurança, operações, crise, sustentabilidade, manutenção, segurança do trabalho. Assim como terminal de passageiros, comunicação, saúde ocupacional, companhia aérea, entre outros.
Além disso, o exercício planejado em escala real, reunirá usuários do aeroporto que atuarão como vítimas das chamas no Terminal.
“Quando simulamos um acidente no aeroporto, testamos a nossa capacidade de resposta em situações de crise. Além disso, essas simulações são essenciais para aperfeiçoarmos nosso Plano de Emergência, identificar possíveis gargalos operacionais e, o mais importante, estarmos preparados para reduzir os danos ao máximo em casos reais”, afirmou Dimas Salvia, Diretor de Operações do RIOgaleão.
Ação em conjunto
O simulado, repetido a cada 12 meses, coloca em prática o Plano de Emergência, que atende à exigência do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
O exercício também conta com o apoio do Centro de Operações Rio (COR) e reúne os órgãos públicos envolvidos no simulado. Como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, CET Rio, BRT e Guarda Municipal.
“Oferecer um ambiente seguro para usuários e passageiros é uma preocupação constante. Por isso, a realização dos simulados de emergência reforça nosso compromisso com a segurança operacional do aeroporto”, finalizou Estela Andrade, Gerente de Safety do RIOgaleão.
Para saber mais, acesse o site oficial.
Veja também as mais lidas do DT
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.