As novas placas e painéis de sinalização turística para pedestres foram testadas e aprovadas e, em breve, 500 delas estarão em diversos pontos da cidade. O projeto de “wayfinding” (encontre seu caminho), elaborado pela Secretaria Especial de Turismo e pela Riotur, é pioneiro na América Latina e foi inspirado no que já acontece em grandes destinos internacionais como Londres, Nova York e Vancouver.
Nos totens, além de um mapa do ponto em que a pessoa está e dos arredores, também constam informações sobre atrações turísticas, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos, para que o turista possa se orientar por conta própria.
Implantado inicialmente no Leme e em Copacabana como projeto piloto, os 17 totens foram avaliados positivamente em pesquisa realizada em abril e deixaram o caminho livre para segunda fase do projeto, com a instalação dos demais equipamentos. Outros 54 serão implantados ainda em maio, num total de 500 até o fim do ano. A sinalização turística para pedestres é uma das metas da Secretaria e da Riotur para o ano de 2015, devendo ser concluída até dezembro nos demais bairros da Zona Sul, no Centro, na Barra e no Maracanã.
Veja também as mais lidas do DT
O projeto é executado pelo Consórcio Rio Inteligente, ganhador da licitação, no valor de R$ 13,7 milhões.