Rock in Rio2022 conta com Centro de Controle Operacional dedicado
Para atender as mais de 700 mil pessoas que passam pelos 250 shows ao longo das mais de 500 horas de experiência no Rock in Rio Brasil 2022, a SegurPro, Fornecedora Oficial de Segurança, montou de forma exclusiva dentro da Cidade do Rock um Centro de Controle Operacional (CCO), que auxilia no monitoramento, prevenção e segurança do público durante os sete dias de shows.
A empresa SegurPro conta com profissionais de TI, agentes de monitoramento, analistas de dados e gestores de segurança da SegurPro. A partir do CCO é feita a integração entre a operação de segurança privada do evento e o poder público, incluindo polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, que estão presentes no evento. Utilizando um videowall medindo 18m² com transmissão das imagens instantâneas das mais de 130 câmeras, a equipe da SegurPro pode observar todos os espaços, incluindo controles de acesso, áreas de público e todo o entorno do Parque Olímpico, além de gerenciar seu efetivo de vigilantes durante todo o evento.
Veja também as mais lidas do DT
Pela primeira vez em uma edição do Rock in Rio Brasil, a operação do CCO conta com o iSOC, localizado em São Paulo, e o maior Centro de Controle de Segurança da América Latina. O iSOC atua 24 horas por dia no espelhamento do monitoramento do CCO, como apoio importante principalmente nos momentos mais sensíveis para a gestão da multidão, como a abertura e o fechamento dos portões, a troca de artistas no palco e qualquer aglomeração de público em um determinado local.
Este ano a SegurPro oferece ainda um serviço de mensagens via SMS com informações sobre o evento, incluindo orientações sobre mobilidade, melhores acessos, previsão do tempo e até dicas de como aproveitar o festival com conforto e tranquilidade. Para receber as mensagens, o público realiza um cadastro através do QRcode da campanha, que está disponível no Ponto Seguro e no Centro de Controle Operacional (CCO). O Ponto Seguro também serve como base de apoio e acolhimento às crianças e pessoas perdidas no evento, até que a equipe localize seus responsáveis. O local funciona ainda, historicamente em todas as edições, como ponto de informações gerais para apoiar qualquer necessidade dos que o procuram.
Além do monitoramento físico na Cidade do Rock, a SegurPro também se mantém atenta às principais redes sociais brasileiras a fim de identificar ações que possam interferir no esquema de segurança do evento com trabalho ininterrupto durante todos os dias de festival. Por fim, uma parceria com equipe de meteorologistas dedicada apoia a SegurPro no alerta a possíveis mudanças no tempo que possam causar alteração na programação do evento. A companhia tem um plano preventivo para instruir os fãs preservando sua segurança e bem-estar do começo ao fim da experiência.
Todas as ações realizadas dentro do CCO estão fundamentadas no conceito de Segurança Híbrida da SegurPro, no qual especialistas altamente capacitados são conectados por meio de tecnologias inteligentes que analisam estrategicamente informações essenciais em um processo preventivo.