Ferramenta imprescindível no mundo dos negócios, o E-mail-marketing já subiu ao céu, desceu ao inferno, mas ainda hoje continua sendo um instrumento de vital importância no relacionamento corporativo. O fundador da @MediaPost, Rogério Godoy, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, fala sobre a maturação do mercado na utilização desta ferramenta e dos cuidados que se deve ter no gerenciamento do mailling, entre outras abordagens. Fundada em 2008, a @MediaPost atende desde pequenos empreendedores a grandes marcas como Toyota, Petrobrás, TAM Viagens e outras que compõem a carteira de mais de 1.500 clientes ativos. “Temos foco exclusivo em E-mail Marketing, e oferecemos, além do sistema online de gerenciamos de envios, todos os serviços vinculados às ações por e-mail, como a criação das artes, a gestão dos disparos e o acompanhamento contínuo que garantem o retorno do investimento dos seus clientes”, afirma Godoy. Acompanhe abaixo, a primeira parte da entrevista, concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen.
DIÁRIO – Comparada a outras mídias digitais, qual o peso e a importância que você dá ao email marketing considerando resultados e valores de investimento?
ROGÉRIO GODOY – Pesquisas como a realizada recentemente pela Adobe comprovam que, no Brasil e no Mundo, o e-mail marketing, dentre as opções de ferramentas de relacionamento online, é e deve continuar sendo a melhor opção de custo-benefício, quando comparado a mídias pagas em buscadores (Google AdWords) e redes sociais (Facebook), por exemplo. Como Marketing Direto, o e-mail permite uma resposta instantânea das pessoas que recebem essa mensagem, facilitando o relacionamento e aproximando o cliente da empresa. Uma pesquisa da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) concluiu que 78% das empresas que utilizam o e-mail marketing afirmam que 15% a 20% das suas rendas vem desse canal de relacionamento. Vale prestar atenção no assunto, certo?
Atualmente o “ponto ótimo” do e-mail marketing é o encontro entre personalização, oportunidade e relevância…
DIÁRIO – Você, como executivo de tecnologia, percebe que houve um momento de grande explosão e interesse do E-mail marketing há alguns anos (quantidade) e que hoje ele atravessa um período de mais maturidade (qualidade). Analise, por favor essa questão... –
ROGÉRIO GODOY – Sim, a cadeia evolutiva do E-mail Marketing teve início no ano 2.000, apesar do conceito de E-mail ter nascido na década de 70. No começo tudo era disparo e o resultado de vendas estava diretamente ligado ao volume de mensagens que você enviava. Daí nasceu o conceito de SPAM, ou seja, e-mails não solicitados enviados sem filtro ou preparo de qualquer natureza. Esse movimento teve vida curta, apesar de praticado até hoje. Por volta de 2008/2009, com o aumento significativo de e-mails que as pessoas passaram a receber, as empresas e agências digitais perceberam que o consumidor havia aprendido a filtrar aquilo que mais lhe interessava do que tinha pouco ou nenhum valor pra ele. Foi assim que a maioria das ações por e-mail marketing começaram, quando já não eram, a ser entregues nos lixos eletrônicos ou caixas de spam desses clientes. Com a evolução da tecnologia, atualmente, é possível preparar o conteúdo no momento em que a pessoa abre a mensagens, personalizando imagens e atualizando ofertas vencidas. Atualmente o “ponto ótimo” do e-mail marketing é o encontro entre personalização, oportunidade e relevância. Fora disso são grandes as chances de você estar investindo para encher as lixeiras dos seus contatos.
DIÁRIO – Existem técnicas para que uma mensagem acerte o alvo e o público desejado. Você pode adiantar algumas?
ROGÉRIO GODOY – Claro. No ambiente E-mail Marketing Expert da @MediaPost você encontrará gratuitamente um guia em Passo a Passo de Como melhorar os seus resultados com o marketing por e-mail. Dentre os pontos de destaque desse mapa você encontrará a reputação, ou seja, a sua “fama” como um dos principais atributos para uma mensagem ser ou não entregue na caixa de entrada dos seus contatos e clientes. Um outro ponto fundamental é a origem dos seus e-mails, ou seja, onde você conseguiu a sua lista de contatos? Ela foi criada através de cadastros dos seus próprios clientes ou você recebeu isso de um amigo ou comprou essas informações? Enviar mensagens para pessoas que não te conhecem pode trazer uma reputação muito negativa pra você, dificultando o início de um trabalho que trará resultado por muito tempo. Criar “iscas” digitais (E-books, posts e aplicativos interessantes) te ajudam a atrair a pessoa certa para o seu negócio, garantindo assim maior chance de vendas futuras para essas pessoas e segmentando, naturalmente, o público que você deseja atingir.
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Muito bom, parabéns.