Roraima estrutura plano estratégico de turismo e adere à plataforma Wikitravel

Continua depois da publicidade

Pronto para se tornar destino de ponta no Norte brasileiro, Roraima se vale da ferramenta Wikitravel que ordena seu banco de dados, permite aprimorar a gestão da oferta turística e disseminar o potencial de seus atrativos junto ao trade.

Por Cecilia Fazzini, de Brasília *


Durante a 51ª ABAV Expo – que encerra nesta sexta-feira (28), em Brasília – Roraima mostrou, aos profissionais que atuam na intermediação de viagens, os avanços alcançados.

Veja também as mais lidas do DT

Desde 2019, Roraima deu o start para a reestruturação de vários produtos turísticos. Desde a pesca esportiva, o turismo étnico (com vivências em três comunidades indígenas), de balneário e outros segmentos, todos foram classificados por região. Bruno Dantas, secretário de Turismo do destino, informa que está sendo elaborado levantamento das necessidades de capacitação e de infraestrutura. “Fizemos um diagnóstico para desenvolver a oferta, um estudo por produto, demandas do mercado para, no momento seguinte investir em qualificação e promoção”.

Um exemplo do mapeamento completo que está sendo providenciado por Roraima é a Serra do Tepequém, um ponto turístico pouco explorado, no pequeno município de Amajari (RR), uma antiga vila de garimpeiros que se encontrava abandonada e que foi formatada para a visitação. “Local de beleza cênica, cercada de cachoeiras, foi transformada em atrativo”. O estado tinha como o carro-chefe o Monte Roraima, conhecido sobretudo internacionalmente, mas que acabava concentrando a atenção dos visitantes. O esforço com o novo plano para o turismo é o de ampliar as experiências e a permanência do turista no destino, a partir de um roteiro integrado, o que representou aumento de 25% nos produtos ofertados.

 

Portal Wikitravel (divulgação)

Virada de chave

A adoção da tecnologia Wikitravel – desenvolvido pelo Grupo Schultz – segundo o titular do Turismo, criou recursos para a promoção em larga escala do destino, ao contar com um portfólio completo dos canais de comercialização embarcado na ferramenta e interatividade em larga escala.

“A possibilidade de canalizar nossos atrativos, em 10 idiomas e capilarizar nossas vendas mundialmente fez brilhar os olhos”. Ele assegura que Roraima é o único estado brasileiro que está totalmente na plataforma, com informações institucionais e cerca de 326 atrativos, fora os serviços.

Além da gestão do turismo contar na palma da mão com o conjunto de dados essenciais, disponibilizados na ferramenta, tem em tempo real o panorama de consulta das agências de viagens e de outros parceiros comerciais. A relevância da tecnologia para alavancar negócios levou o destino a reunir, na ação especialmente preparada para a ABAV Expo, uma caravana de 20 empresários locais e mais representantes da ABAV regional e Sebrae de Roraima.

Monte Roraima, na fronteira com a Guiana e a Venezuela. (Foto: divulgação)

Maturidade da oferta

A maior visibilidade do destino proporcionada pelo Wikitravel implica em responsabilidade e, segundo Dantas, para a maturidade da oferta. “Todos estão convocados e conscientizados de que vamos receber turistas do mundo inteiro e é necessário estar preparado para atender as expectativas desse viajante”, acentua. A fluência no inglês é a primeira ‘lição casa’, de acordo com ele, a ser feita por todos os atores estão na linha de frente para receber o turista.

A maior visibilidade do destino proporcionada pelo Wikitravel implica em responsabilidade e, segundo Dantas, para a maturidade da oferta (Reprodução de tela)

Roraimenses também podem usar a ferramenta

Mas não apenas o visitante externo ocupa as atenções do destino. A pesca esportiva, o Monte Roraima, a Serra do Tepequém e a capital Boa Vista são pontos de interesse também do brasileiro, que tem viajado muito mais pelo País. Esse movimento também ocorre com os moradores de Roraima que passam a se deslocar tanto dentro do próprio estado como para outras localidades, em particular na dentro da própria Região Norte e, nesse sentido, “se tornam promotores espontâneos de nosso turismo”, considera o secretário.

Serviço:

WIKITRAVEL

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade