Esta ação governamental provocou o interesse dos conselheiros com foco no estímulo da atividade turística
A oitava reunião ordinária do ano do Conturesp – Conselho Estadual de Turismo de São Paulo, também híbrida, aconteceu na manhã desta terça-feira (10/09), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Na oportunidade, a coordenadora de Turismo da Setur- SP, Ana Clemente, representou o titular da Pasta, Roberto de Lucena. O tema que mais se destacou entre os conselheiros foi a ação do Governo de São Paulo que lançou no final de agosto o programa Rotas do Vinho de São Paulo (https://rotasdovinho.sp.gov.
De acordo com a coordenadora Ana Clemente, esta iniciativa inédita reúne 66 vinícolas do Estado de São Paulo que oferecem experiências de enoturismo, como degustação de vinhos, visita à vinícolas, harmonização de vinhos com a gastronomia; entre outros. “O objetivo do programa é fomentar o enoturismo no Estado, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho. Uma coisa é certa: vinho é uma âncora para se trabalhar com outros segmentos”, ressaltou.
Veja também as mais lidas do DT
Muitas análises surgiram envolvendo as rotas do vinho paulista, em especial quando o tema compreendia qualidade do produto. A conselheira Ana Helena Salles, da Abrasel -Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, afirmou que enólogos poderiam se juntar a esta tarefa para que “possamos obter vinhos sofisticados e elaborados”. As técnicas da Cotur, Christine Fuchs Grecco e Karina Cunha, presentes no Conturesp, informaram que este projeto das Rotas do vinho surgiu a pedido dos próprios produtores do Sabor de SP, de mais de 250 vinícolas. “Esta rota é uma linha sem fronteiras com repercussão gigante “, disse Christine. “Nosso propósito é melhorar sempre em um trabalho contínuo”, concluiu Karina.
O conselheiro Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA) fez um relato sobre a atual situação que envolve os Jogos no Brasil, dizendo que “foram aprovados na Comissão de Justiça do Senado Federal e que até o final do ano haverá uma Agência Nacional de Jogos, submetida ao Ministério da Fazenda. Também parabenizou o lançamento da 2ª edição do Guia Pet Friendly na Região Turística Circuito das Águas Paulista, em final de agosto, na cidade de Socorro.
Aristides da La Plata Cury, da Skal São Paulo, também conselheiro, disse que, com certeza, esta ação das Rotas do Vinho chegou para mudar o método de trabalho dos proprietários das vinícolas que irão se aperfeiçoar em busca de novos turistas. Por sua vez, Virgílio de Carvalho, diretor técnico da Setur- SP, enfatizou a importância do Fórum de Empregabilidade criado com o objetivo de estimular a oferta de vagas, elevar os salários e qualificar a mão-de-obra no turismo de São Paulo. Ele solicitou que todas as participantes do Conturesp disponibilizem este sistema no site de cada entidade para cadastrar vagas e currículos. “Nosso mercado precisa desta ação”, falou Carvalho.
Também participaram das análises dos temas apresentados no Conturesp o Secretário Executivo do Conselho, Armando Arruda Mello; o experiente conselheiro Jarbas Favoretto da Amitur; Márcia Azeredo, da Aprecesp; Celso dos Santos Silva, da Fhoresp; Juliana Assumpção, da Abav-SP/Aviesp; Antônio Reinales, da Abih-SP, entre outros.