Em que pese todos os ventos contrários, companhias aéreas anunciando pesadas promoções com mínima disponibilidade de lugares, agências online com um atendimento impessoal sempre feito por um robô…
No entanto, nada disso tem abalado a RXT Travel, que comemora, no segundo semestre de 2019, o 25º aniversário.
por Paulo Atzingen
Claro que os tempos já foram melhores, conforme Carlos Alberto afirma ao DIÁRIO: “Vínhamos em uma boa toada até 2014, mas em 2015/16 várias falências no trade ocorreram e o desânimo foi geral”. Acrescenta que “eu também quase desisti, mas mudei de ideia a tempo. Afinal de contas, desistir seria enterrar toda a minha experiência profissional: cinco anos em recursos humanos; 13 anos como aeroviário, trabalhando no serviço de passageiros para aquela que foi a maior companhia aérea do mundo, a Pan American World Airways; e quase 30 anos de administração financeira na Rextur Turismo”, rememora Carlos ao DT.
Reunido com os antigos sócios e atuais amigos José Carlos Alonso e Cassio Oliveira em seu escritório, relembram da trajetória da RXT Travel no mercado:
Veja também as mais lidas do DT
“Com a fusão que ocorreu em 2012 entre a Rextur e a Advance, aliada ao surgimento das OTAs (agências online), assumimos – eu, o Cassio Oliveira e o José Carlos Alonso – a Rextur Operadora. Fiquei com o controle financeiro da empresa, enquanto Cassio e Alonso com a parte comercial e operacional”, afirma Carlos.
Em 2016, Carlos assumiu totalmente a direção da RXT Travel Operadora, quando estabeleceu uma nova reengenharia na gestão, no setor comercial, nos sistemas de TI para distribuição e na administração da empresa. “A transição foi menos traumática porque herdei clientes que confiavam na marca. Mas também tive que combater a desconfiança do mercado, pois a empresa RXT Travel se desligava de um grupo forte e seguia carreira solo”, relembra Santos.
Todas as fichas
“Carlão apostou todas suas fichas no projeto da RXT TRAVEL e seguiu o projeto sozinho. Eu e o Alonso acabamos seguindo caminhos diferentes, mas sempre com admiração e amizade por esse respeitado profissional do turismo”, afirma Cassio Oliveira, ex-diretor da Rextur.
“O Carlos Alberto nos deu várias lições. Seriedade, reinvenção, adaptação, criatividade, competência, profissionalismo, aliados à persistência, o que fazem a diferença de um empresário vencedor”, completa Cassio.
Analisar fichas para conceder créditos
“Conheci o Carlos no tempo da Pan American, quando trabalhava em Congonhas. Depois ele veio trabalhar conosco. Sempre foi um cara muito sério, concentrado. Precisávamos de alguém que ficasse no controle contábil e administrativo. Éramos da área de vendas e da (área) operacional. Precisávamos de alguém que analisasse a ficha do cliente para conceder crédito. Carlos era o cara! Fizemos uma grande amizade, verdadeira. Sempre foi um profissional honesto e comprometido com o que faz”, afirma Alonso.
Essa coragem em assumir sozinho uma empresa é explicada objetivamente por uma ação que Carlos efetivou de imediato. “Investi em treinamento e identifiquei que se estávamos concorrendo com máquinas e grandes sistemas de reservas (OTAs), precisávamos oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado aos agentes de viagens”, ensina Carlos. “E foi isso que fizemos. Estamos no mercado de viagens até hoje porque apostamos no relacionamento humano entre operadora e agências de viagens. Temos clientes e parceiros que preferem nos ligar, ou até nos fazer uma visita para a compra de um pacote de viagem. Essa é a diferença”, revela o executivo.
Não parou
Carlos, conforme ele mesmo diz, já passou por crises piores e venceu: “Nos 30 anos de Rextur Turismo, mesmo enfrentando quebras de bancos, Plano Cruzado I e II, Plano Bresser, Plano Collor com o confisco de poupança e contas correntes, inflação anual recorde de 1.782%, em 1989, tablitas, URV, etc., consegui colaborar para o crescimento da empresa. Não dava para parar.”
E como todos veem, não parou. Comanda uma equipe de oito profissionais (vendas e administrativo) e com todos os méritos chega aos 25 anos respeitado no mercado de turismo.
RXT Travel – www.rxttravel.com.br – atendimento@rxttravel.com.br – (11) 3116-1010