Segura de que inovação e crescimento sustentável podem caminhar em harmonia, a Saga Systems ingressa num novo ciclo. A tecnologia em automação e fechaduras digitais, cada vez mais assimiladas pela hotelaria, dá ânimo redobrado aos negócios. E, no novo exercício, a meta é se estabelecer no mercado latino-americano, que já começou a ser desbravado.
Por: Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO
Entusiasmado com a demanda mais qualificada presente no segmento em que atua, Jessé Resende, CEO da Saga Systems, afirma: “o que soava como utopia e ambição há uma década e meia, atualmente se tornou realidade com a escalada mais abrangente de modernização do setor de hospitalidade”. Fechaduras online de última geração contribuem, segundo ele, para a tomada e decisão em tempo real e permitem otimizar a operação. Em 2025, a novidade impulsionou em 15% os resultados da empresa.
Além do upgrade no modo de administrar um hotel, refinar a gestão e dar um salto qualitativo na área de manutenção, os produtos ganharam escala e os preços apresentaram queda. Esse cenário transformou as soluções acessíveis, tanto a hotéis de rede quanto aos independentes. A Saga Systems, de acordo com o executivo, tem se consolidado com o portfólio de ponta. No exercício, a chegada ao mercado nacional das fechaduras digitais com reconhecimento facial e tecnologia LoRa, de acordo com ele, inovaram a oferta, amplamente assimilada pelos players do setor. Aém disso, a Saga Systems recebeu reconhecimento em premiações do setor, consolidando sua imagem como player inovador e competitivo.

Praças em expansão
O ano de 2026 será destinado a colher os frutos do esforço de conquistar novos territórios para a empresa. O olhar se volta para o mercado da América Latina, com o ingresso em países como Chile, México, Argentina e Panamá, neste será inaugurado um hub de distribuição. “Trata-se da expansão de um fornecedor brasileiro em economias estratégicas do bloco”, sintetiza o CEO da Saga Systems.
Política de ESG
Ao unir tecnologia e compromisso socioambiental, a empresa se posiciona como referência no mercado e assume papel no que se refere à responsabilidade ambiental e social. Resende cita o projeto “Quero te ver de Saga” – que prevê o plantio de uma árvore para cada hotel que implanta fechadura eletrônica, concedendo um certificado de Doador de Floresta em nome do empreendimento. A iniciativa ainda contribui para a compensação de carbono e preservação ambiental, além do impacto ecológico.
“Já plantamos 410 árvores na região de Ribeirão Preto, cujas sementes são cultivadas por escolares. É uma das formas que encontramos de dar um pouco da gente pelo Planeta e pelo País”, salienta o executivo.

Parcerias sociais
Em 2025, a Saga Systems também ampliou sua atuação social por meio de parcerias estratégicas:
• Instituto Ronald McDonald: apoio a projetos voltados para saúde e bem-estar de crianças e adolescentes.
• Fundação Anita Brisa: assistência a pessoas carentes e em situação de rua, com destaque para o curso de Formação de Instaladores de Fechaduras, oferecido pela Saga Systems, que promove inclusão social e geração de renda.
“Essas iniciativas reforçam o compromisso da empresa em unir tecnologia, responsabilidade social e sustentabilidade, criando resultado positivo para comunidades e para o meio ambiente”, acentua Resende.




