O evento de abertura aconteceu no Sincredi, uma instituição financeira que em formato de cooperativa auxilia projetos de desenvolvimento das regiões do Paraná
por Paulo Atzingen (de Ponta Grossa)*
Nunca o ditado “A União Faz a Força” foi usado com tanta ênfase em um evento de turismo e mais do que isso, foi convincente. Na abertura do 2º. Salão de Turismo de Campos Gerais na noite desta quinta-feira(24) em Ponta Grossa, região central do Paraná, os representantes públicos das dez cidades que integram essa zona territorial do estado fizeram coro com empresas de turismo, entidades fomentadoras da economia turística (como Sebrae, Conventions Bureau, Sesc e Senac, Fecomercio, entre outras) e com a própria força de trabalho que faz o turismo acontecer: as pessoas que labutam, precisam e se sustentam e vivem deste setor. O evento de abertura aconteceu no Sincredi, uma instituição financeira que, em formato de cooperativa, auxilia projetos de desenvolvimento das regiões do Paraná.
“Este salão se caracteriza pela pluralidade, pois se deve à união de municípios que integram os Campos Gerais”, afirmou Cíntia Capri, presidente da Adetur – Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais.
Veja também as mais lidas do DT
Esse pluralismo do evento – ainda de acordo com a fala de Cíntia, foi acrescido também de um tom de exclusividade. “Nós somos uma região integrada do Turismo dos Campos Gerais temos a nossa identidade. Não integramos nenhuma zona metropolitana e também não somos cidades satélites “, afirmou .
Cenário promissor
Segundo a prefeita em exercício Elizabeth Schmidt o 2º Salão consolida um grande projeto. “O salão prova que estamos vivendo uma nova fase…E ela só acontece porque demos o primeiro passo há dois anos atrás”, afirmou Elizabeth se referindo ao primeiro salão, que aconteceu em 2015.
Num misto de euforia, alegria e gratidão ela completou: “Vamos transformar nossa região com o Turismo. Ele será o principal segmento de emprego e renda de nossa gente. “, afirmou a prefeita em exercício. O atual prefeito, Marcelo Rangel, encontra-se em viagem à Coreia do Sul onde foi buscar parceiros e firmar contratos para o novo aterro sanitário da cidade. O prefeito retorna no sábado (26) e Elizabeth retoma o seu cargo de secretária municipal de Turismo.
Riscar palavra potencial
O município de Ponta Grossa parece que vive um outro momento econômico, e se difere da avassaladora recessão que o país atravessa. E se a economia vai bem, a engrenagem dos setores funciona azeitada e consequentemente eleva a autoestima e os sonhos das pessoas e dos governantes: “Vamos riscar a palavra potencial do nosso discurso; não somos mais potencial. Exercemos nossa plena capacidade turística, com produtos turísticos exclusivos, inigualáveis”, afirmou a prefeita em exercício.
Parcerias
O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais acontece de 24 a 26 de agosto. O evento reune representantes de diversos segmentos do turismo, como empresas de gastronomia, hotelaria, agências e empreendimentos voltados ao lazer.
O evento é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur Campos Gerais) com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae.
Também conta com patrocínio do Sicredi Campos Gerais e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e apoio da CCR Rodonorte, Shopping Palladium Ponta Grossa, NET-Claro, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Faculdades Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdades Secal e Rede Gastronômica dos Campos Gerais.
O DIÁRIO DO TURISMO participa do Salão como mídia convidada.