Salta, na região noroeste da Argentina, consolida-se como um dos destinos mais desejados pelos turistas brasileiros, especialmente pelos atrativos naturais, culturais e pela excelência de sua produção vinícola.
DA REDAÇÃO (com entrevista a Paulo Atzingen)
Durante o 37º Festuris, o Festival de Turismo de Gramado, o diretor de Turismo MICE do Ministério do Turismo de Salta, Carlos Riobó, conversou com o DIÁRIO DO TURISMO e reforçou a importância do Brasil para o crescimento do turismo receptivo local.
“O turista brasileiro é hoje o principal visitante estrangeiro em Salta”, destacou Riobó. Segundo ele, o interesse do público do Brasil se dá por diversos fatores: “Eles buscam a identidade cultural forte, a gastronomia marcante e, especialmente, a Rota do Vinho — nossos vinhos de altitude são muito apreciados.”
Além dos viajantes que chegam por via aérea, há uma parcela crescente que percorre as estradas em longas rotas de motocicleta. “Muitos brasileiros vêm de moto, principalmente do Nordeste, cruzando o país até chegarem a cidades como Cafayate, San Lorenzo e San Antonio de los Cobres”, acrescentou.
No que se refere à conectividade, Riobó explicou que atualmente há voos diretos entre Salta e Florianópolis. “A antiga rota com São Paulo foi substituída, mas temos conexão direta com o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, que oferece múltiplas opções de voos para o Brasil, além de conexões com Foz do Iguaçu. Salta hoje é o principal hub aéreo do norte argentino, com mais de 110 voos semanais.”
Salta em eventos
Questionado sobre a presença em eventos como o Festuris, Riobó enfatizou que a participação em feiras faz parte de uma estratégia ampla de aproximação com o mercado brasileiro. “Nosso planejamento é voltado para entender o que interessa ao turista do Brasil: a geografia da Puna — um deserto de altitude fascinante —, a cultura ancestral, a forte herança colonial e a gastronomia andina.”
Entre os atrativos que, segundo ele, mais encantam os brasileiros, está a hospitalidade. “Salta é, por natureza, acolhedora. É uma cidade segura, com uma rica identidade cultural e um povo caloroso”, afirmou.
Outro destaque é o incrível Trem das Nuvens, um dos trens turísticos mais altos do mundo, que alcança 4.200 metros de altitude. “É uma experiência única. Os brasileiros valorizam muito esse tipo de vivência ligada à natureza e à emoção da travessia nos Andes”, concluiu.
LEIA MAIS:
Trem das nuvens em Salta (AR): operadores e jornalistas curtem 4.220 metros de altitude!




