(Edição do DT com agências)
Uma pesquisa realizada pela agência de viagens ViajaNet apontou que Salvador foi a cidade brasileira que teve o maior número de visitas no segundo semestre de 2015. A maioria dos passageiros embarcou nos aeroportos de São Paulo. Terra de diversos artistas e contrastes, a capital baiana é a principal porta de entrada para o Nordeste e oferece excelentes opções de lazer.
As praias de Salvador são boas durante todo o ano, principalmente a partir do segundo semestre, quando as temperaturas estão mais baixas em São Paulo e nos estados do Sul. Entre as mais populares estão o Porto da Barra; a sossegada Itapuã, eternizada por Vinicius de Moraes na música “Tarde em Itapuã”; e a praia Stella Maris. Por ser um dos destinos mais procurados do Nordeste, Salvador investe em infraestrutura na maior parte das praias.
Veja também as mais lidas do DT
Conhecida internacionalmente, a Costa do Sauipe é o maior complexo turístico do Brasil, composto por resorts, hotéis e pousadas. A praia é o grande atrativo do lugar, embora no complexo haja ainda piscinas, restaurantes, academia e tudo mais para garantir conforto e boas recordações aos visitantes.
Salvador foi a primeira capital do Brasil e até hoje guarda importantes memórias do período colonial. O destaque fica por conta do Pelourinho, bairro considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, que possui casarões antigos e ajuda a contar a história da região e do país.
Com influências africana e indígena, a culinária local costuma envolver azeite de dendê, gengibre, leite de coco e várias especiarias, tornando os pratos bastante saborosos. Entre os pratos típicos mais consumidos e que devem ser provados em uma visita a Salvador estão o acarajé, o bobó de camarão, a moqueca de peixe, o beiju e o abará.