Samir El Ghaoui, Presidente do Petrópolis Convention, fala ao DIÁRIO

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O mês de maio tem temperaturas frias em Petrópolis (RJ), no entanto o calendário de eventos da cidade está bastante aquecido. É o Festival de Vedanta & Autoconhecimento, é oVira Petrópolis, é oCircuito Cervejeiro de Corrida e inúmeros outros eventos corporativos. O DIÁRIO entrevistou o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui, que já foi Secretário de Turismo do Município e participa nos próximos dias dias 25 e 26 de maio, como palestrante, do 5º Congresso Estadual Empresarial de Turismo. Confira:

DIÁRIO: Samir, vocês realizaram no início de abril, em parceria com a TurisRio, Setur- RJ e a Associação Petropolitana de Profissionais de Eventos e Entretenimento (AssociEventos) uma pesquisa de demanda para conhecer melhor o perfil dos visitantes e turistas que visitam a cidade. Já pode passar o resultado desse estudo?

Essa primeira pesquisa de demanda foi realizada em um evento que atraiu mais de 24 mil pessoas ao Parque de Exposições em Itaipava. Entre os principais dados estão a faixa etária que apontou que 41% tinham entre 31 e 40 anos de idade e o estilo da viagem: 37,1% viajaram em casal; 32,1% com família; 22,1% com amigos e 8,7% foram ao evento sozinhos. Outro ponto interessante é que 21,3% ficaram quatro noites ou mais na cidade que é uma das metas de qualquer cidade turística, que é fixar o visitante por mais tempo e, assim, com a pesquisa, verificamos que podemos ainda crescer muito.
A coleta, observação e análise de pesquisas como essa é fundamental para identificar onde e quando podemos melhorar e quais os desafios do setor.

DIÁRIO – Aponte as suas principais realizações à frente do PCVB nos seus dois primeiros mandatos.

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Foi tentar tornar Petrópolis um dos melhores destinos turísticos do Brasil, fortalecendo a integração dos nossos associados, captando e apoiando e criando eventos, divulgando a cidade, valorizando a cultura local. Com isso movimentamos a nossa economia, gerando emprego, gerando renda. E demos ao setor um norte, objetivos definidos e um horizonte de metas e oportunidades. Esse modelo de associativismo nos tornou mais unidos, sendo também uma voz mais potente para cobrar do poder público melhorias para o setor.
Destaco também o fortalecimento de nossas parcerias, o apoio às produções cinematográficas, fam tours, e o fortalecimento de festivais gastronômicos como o de Fondue, Caldos e Cremes, e o Petrópolis Gourmet que está chegando agora na sua 23 edição. O mais importante, no entanto, foi levar Petrópolis, com destaque, para participando de feiras, congressos e eventos de turismo aqui e no exterior.

DIÁRIO – Você viveu a experiência de secretário municipal de turismo de Petrópolis, de janeiro a dezembro de 2021, justamente durante a pandemia. Foi possível fazer alguma coisa com a economia praticamente estacionada?

Petrópolis no setor foi tão resiliente que foi apontada como um dos 22 destinos sanitariamente seguros pelo Ministério do Turismo. Isso foi fruto de um trabalho que manteve o trade operante. Naquele momento, a integração das entidades privadas e públicas foi ampliada visando fortalecer nossos calendário de eventos com planejamento com bastante antecedência, melhoramos nossos atrativos turísticos e realizamos o 5° Congresso Estadual de Turismo. Também destaco o planejamento e divulgação de nosso destino e ainda a contratação da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(FAPUR) dando início à elaboração do Plano Diretor de Turismo com diretrizes para o segmento até 2030.

Petrópolis no setor foi tão resiliente que foi apontada como um dos 22 destinos sanitariamente seguros pelo Ministério do Turismo. Isso foi fruto de um trabalho que manteve o trade operante.

Petrópolis
Petrópolis e seu Museu Imperial – (Crédito: Alan Pacheco – Secom-RJ)

DIÁRIO: Um ano e três meses após a tragédia de Petrópolis, o que a cidade e seus gestores aprenderam?

Diretamente sobre as chuvas, há agora um planejamento mais minuciosos, integrando o município, estado e governo federal e investimento em prevenção. A experiência no trade, no entanto, mostrou o quanto o setor é resiliente e como nos aproximamos mais e nos tornamos mais fortes, conectados e coesos.

DIÁRIO – Quais as são as perspectivas de novos negócios e tendências que Petrópolis deve experimentar nos próximos anos?

Acredito que devemos fortalecer cada vez mais os rótulos que a cidade detém. Petrópolis é Capital Estadual da Cerveja, Capital Estadual do Casamento, Capital Estadual do Canto Coral, Capital Estadual de Produção de Orgânicos e ainda devemos nos tornar a Capital Estadual de Mountain Bike. Com isso, vamos sempre potencializar Petrópolis como um dos principais destinos turísticos do Brasil, estar sempre em evidência e, logicamente, não esquecer de uma estrutura para melhorar a qualidade dos serviços e a conservação do patrimônio histórico-cultural, além de preservar esse diferencial maravilhoso que que são nossas reservas naturais como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além de inúmeros locais com trilhas, cachoeiras e natureza que propiciam ao visitante uma experiência única.

Devemos fortalecer cada vez mais os rótulos que a cidade detém. Petrópolis é Capital Estadual da Cerveja, Capital Estadual do Casamento, Capital Estadual do Canto Coral, Capital Estadual de Produção de Orgânicos e ainda devemos nos tornar a Capital Estadual de Mountain Bike.

DIÁRIO – O 5º Congresso Estadual Empresarial de Turismo acontece dias 25 e 26 de maio na cidade e você é um dos palestrantes. Pode adiantar qual vai ser a abordagem de seu painel?

Experiencias exitosas do nosso Petrópolis Convention & Visitors Bureau com 27 anos de existência, segundo Convention mais antigo do Estado e o sexto mais antigo do Brasil que, hoje, abrange 150 membros divididos entre gastronomia, hotelaria, indústria, comércio e serviço. Também vou expor a nossa receptividade no que tange à capacidade hoteleira, sobre nossa gastronomia, de excelência, e nossos prestadores de serviço de qualidade. Então é isso o que vamos demonstrar: um pouco do que somos e projetos que queremos implementar

Petrópolis
Palácio do Quitandinha, em Petrópolis – (Crédito: DCIM100MEDIADJ – divulgação)

DIÁRIO – Quais os principais desafios que Petrópolis deve enfrentar para tornar-se a verdadeira potência turística do interior do Rio de Janeiro?

Devemos procurar melhorar nossa infraestrutura, com ênfase em mobilidade urbana, principalmente nos acessos à cidade, além da circulação interna. Outro ponto crucial, ainda que sejamos excelentes anfitriões, é capacitar sempre e aprimorar a qualidade de nossos serviços, além de ampliar a divulgação de nossa cidade em feiras, eventos, nacionais e internacionais, mostrando a capacidade que Petrópolis tem no bom receber.

Nossa missão também inclui atrair, captar e fomentar eventos dos mais diversos segmentos e enaltecer as características da Cidade Imperial, sempre divulgando a cadeia produtiva do turismo de forma satisfatória e onde a gente possa valorizar a cultura local, com a consequência da geração de emprego e renda. Tenho certeza que trabalhando juntos seremos mais fortes contribuindo para o Turismo e toda a economia da cidade.

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