MTur destaca importância econômica do Turismo no Rio de Janeiro em encontro do Lide

Continua depois da publicidade

Evento contou com a participação de empresários do Rio de janeiro, que acompanharam um balanço das ações realizadas pelo Ministério do Turismo em prol do setor

O Ministério do Turismo participou na última sexta-feira (19), na capital fluminense, do Encontro do Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (LIDE-RJ). Na pauta, foram discutidos temas como a importância econômica do Turismo no estado e no Brasil e as ações realizadas pela Pasta para o desenvolvimento do setor ao longo dos últimos quatro meses.

Representando a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos, Wilken Souto, destacou a importância de espaços de diálogos como este para a reconstrução do setor no país.

Veja também as mais lidas do DT

“Nesses primeiros quatro meses, o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, restabeleceu o diálogo com a sociedade civil e com o empresariado, através de reuniões com mais de 840 autoridades imprescindível ao Turismo nacional e da reativação do Conselho Nacional do Turismo”, pontuou.

Entre as ações apresentadas, Wilken destacou a oferta de mais de 4 mil vagas em cursos de capacitação profissional feita pelo Ministério com instituições parceiras para qualificar a atuação no setor. O técnico destacou que a atuação por meio da qualificação irá impulsionar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, gerando emprego e renda para milhares de brasileiros.

“Nós temos mais de 9 milhões de pessoas desempregadas e temos esse compromisso de formar pessoas, incentivando o mercado de trabalho na cadeia do turismo”, disse.

A atualização dos guias de como atender bem os turistas com deficiência, LGBTQIA+ e idosos também foi destaque na apresentação. Os documentos trazem orientações que com abordagens mais amplas de atendimento e proteção a esses públicos, além de questões comportamentais, conceitos e dicas práticas para qualificar o atendimento. As cartilhas estão disponíveis on-line e possuem um formato mais acessível, podendo ser acessadas por meio de smartphones, tablets ou por desktop.
Por fim, o técnico pontuou a importância do envolvimento do empresariado do estado na construção de políticas públicas essenciais para o Turismo do país, por meio do programa do governo federal, Brasil Participativo. A iniciativa busca incluir a participação social na elaboração do Plano Plurianual – PPA Participativo 2024-2027.

Além do Turismo, as outras áreas econômicas e sociais do governo também participam do projeto. E ainda lembrou que o Ministério elabora o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2023-2027, que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade