Uma das vantagens da liberação de recursos para esse fim é a melhoria na localização de desembarque de transatlânticos em Florianópolis
No último dia 30 de março, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, reuniram-se em Florianópolis (SC), para discutir a liberação de recursos para a realização de batimetria nas baias Sul e Norte da capital catarinense. Com uma carta náutica atualizada, a cidade poderá saber, por exemplo, o melhor local de desembarque de um transatlântico.
“Atualmente, o mercado de cruzeiros atrai mais de 130 mil turistas estrangeiros ao Brasil, o que o torna um segmento promissor para o País”, afirma Vinicius Lummertz. Com vistas no potencial do impacto econômico do segmento, a Embratur tem investido na capacitação de operadores e agências para este segmento e buscado aproximação com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). O diálogo visa contribuir com o incremento do setor, por meio do estabelecimento de estratégias conjuntas para alavancar o fluxo de turistas de cruzeiros para o Brasil.
Segundo Lummertz, a indústria internacional de cruzeiros marítimos teve crescimento de 6,9% em 2015, com uma receita estimada em US$ 39,6 bilhões. No gabinete do prefeito de Florianópolis encontraram-se com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), onde 0 trade turístico apresentou demandas da cidade, principalmente relacionadas à infraestrutura turística.