Passageiros e usuários que utilizarem o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), poderão conferir, até o dia 14 de junho, a exposição “Natureza & Arte”, do fotógrafo carioca Jerônimo de Almeida. A mostra reúne 39 fotos autorais que explicitam a relação entre cor, forma superfícies, linhas e traços que nos são apresentadas pela natureza.
Um detalhe interessante da mostra está na representação dos quatro elementos da natureza – terra, ar, fogo e água – em imagens que retratam as belas paisagens do Rio de Janeiro, contemplando o olhar do artista sob esses aspectos.
Veja também as mais lidas do DT
Assim, através de cenas cotidianas e que passam despercebidas aos olhos, as fotos expressam momentos únicos captados sob a lente do fotógrafo, como animais diversos, pescadores jogando a rede ao mar, bicicletas “solitárias” estacionadas na praia e dias de sol incandescente no Rio de Janeiro.
Dividida em cinco módulos – Divina Essência; Suave Movimento; Policromia Imaginária; Versos Pigmentados e Estruturas monocromáticas –, a exposição exibe ainda a outra faceta do artista nos últimos três, nos quais as imagens mostram os resultados de suas experiências com mistura de tintas além de técnicas como solarização das fotos e fotos em preto-e-branco.
“O objetivo da exposição é mostrar, através de fotografias, um olhar mais detalhista sobre essas composições que acontecem no dia a dia, criando também uma atmosfera abstrata desses elementos”, ressaltou Jerônimo.
A exposição “Natureza & Arte” está localizada no Terminal de Embarque, próximo aos Correios.
Sobre o artista
Fotógrafo, carioca, 69 anos. Autoditada em fotografia, Jerônimo de Almeida começou a fotografar em 1972. Em 1978, foi convidado a integrar o quadro do departamento de fotografia da TV Globo, no Rio de Janeiro, exercendo a função de Laboratorista Fotográfico. Hoje possui um acervo de aproximadamente 15 mil fotos, com a finalidade de ilustrar livros, revistas, calendários e sites, atuando também na área com fotos de arte de várias categorias como abstrato, paisagens, natureza morta e outros.