São Luís aposta em roteiro histórico e gastronômico na Casa das Minas

Continua depois da publicidade

Um ambiente carregado de histórias, religiosidade e cultura: essa é a Casa das Minas, em São Luís (MA), que recebeu o primeiro roteiro turístico guiado depois de 182 anos desde a sua criação.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A história dos negros acorrentados que chegaram em São Luís no século XVIII e mantiveram as suas tradições foi contada para turistas, agentes de viagem e turismólogos durante o Roteiro Histórico e Gastronômico. Na primeira edição do evento, que aconteceu no último dia 11 de fevereiro, houve a apresentação cultural do Bloco Afro Akomabu.

Veja também as mais lidas do DT

Esse roteiro é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Identidades Culturais e Gastronômicas (GPICG), da Universidade Federal do Maranhão.

Roteiro histórico e gastronômico em São Luís- MA. (Crédito: Maurício Alexandre)

Durante o evento, o Huntó (tocador e responsável pela casa), Euzébio Pinto, destacou as vestimentas e acessórios utilizados durante as cerimônias religiosas, além de fotos, livros e documentos temáticos sobre o Tambor de Mina. Também foi ressaltado que a Casa das Minas é consagrada a Zomadonu, vodum da fundadora, Maria Jesuína. O espaço possui tradição matriarcal, ou seja, é governado por mulheres (os homens só podem participar do culto tocando os instrumentos musicais litúrgicos).

“Essa é a primeira casa de culto afro do Maranhão e foi fundada pelos africanos escravizados que vieram do Benim, no continente africano. O Tambor de Mina só pode ser encontrado na Casa das Minas e no seu país de origem. É um excelente local para conhecer mais sobre a nossa história e tradição”, disse Euzébio.

O Tambor de Mina só pode ser encontrado na Casa das Minas e no seu país de origem, Benim (Crédito: Maurício Alexandre)

A Casa das Minas fica localizada na Rua de São Pantaleão, no Centro Histórico de São Luís, e recebe pessoas para visitação de segunda a sábado, das 9h às 11h e das 15h às 17h.

“Nós sabemos que São Luís possui uma grande variedade cultural, étnica e religiosa. Já estamos criando um roteiro no maior Quilombo Urbano da América Latina, que fica na capital maranhense, localizado nos bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa. Esse novo ponto, a Casa das Minas, é mais uma opção para fomentar o afroturismo na nossa cidade”, explica Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís.

A Casa das Minas realiza uma programação de festejos religiosos católicos e populares anualmente, tais como as festas do Divino Espírito Santo, a Queimação das Palhinhas do presépio com ladainha e mesa de doces no Dia de Reis, dentre outras. Eles são abertos ao público e os interessados podem visitar o local para saber mais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade