Para o público do Salão Nacional do Turismo 2023, São Paulo prepara experiências, que envolvem desde atividades culturais e gastronômicas, até vivências virtuais
No 7º Salão Nacional do Turismo 2023, que acontecerá entre 15 a 17 de dezembro, no Estadio Mané Garrincha, em Brasília, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marcará presença. Além disso, ela levará ao público sete áreas de experiências para apresentar os produtos turísticos paulistas.
Entre essas experiências, estão: oficina de bonecas, observações de aves e baleias, degustações de pratos típicos paulistas e outros.
Além disso, o Salão Nacional é um evento que Ministério do Turismo promove em conjunto com sistema S e os estados. Para assim, mobilizar, promover e comercializar os produtos turísticos nacionais. Sejam roteiros, experiências ou outros.
“O Salão do Turismo é uma verdadeira celebração dos destinos turísticos brasileiros e uma vitrine para as 27 Unidades da Federação brasileira. Com certeza, São Paulo terá um espaço de destaque no evento, levando essas experiencias únicas para que o público tenha uma ideia e vivencie um pouco do que São Paulo tem para oferecer”, destacou Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.
Por dia, o Salão do Turismo espera receber 10 mil pessoas.
São Paulo prepara experiências o Salão Nacional do Turismo 2023: veja quais são
Turismo Rural
Uma das experiências que a Setur-SP levará para o evento será a área de Turismo Rural | Pereira Barreto, com degustação de produtos gastronômicos do interior paulista que representam a cultura caipira.
Assim como o Rural | Barretos, uma vivência de Peão com Chapéu e Chaparreira de Barretos. Essa experiência consiste em oferecer aos visitantes a oportunidade de se envolverem com a cultura e tradição do Turismo Rural de São Paulo através da vestimenta típica de peão.
Veja também as mais lidas do DT
Espaço cultural, com o lanche de mortadela e a oficina de bonecas
Outro espaço será o Cultural | São Paulo, com degustação do tradicional sanduíche de mortadela. Além da experiência Tendências – Afroturismo | Rota da Liberdade, que consiste na Oficina de bonecas Abayomi, produzida pelas mulheres negras como forma de amuleto e um símbolo do amor.
São Paulo prepara experiências, como observação de baleias e aves
Por sua vez, para conhecer mais de perto São Sebastião, que tem como destaque o segmento de Sol e Praia, o público poderá praticar a observação de Baleias, com óculos de realidade virtual.
Isso porque todos os anos as baleias migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes, tendo como destino o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.
Já no espaço de Ilhabela , o visitante poderá praticar a observação de aves, experiência de realidade aumentada para divulgar esse tipo de turismo que vem ganhando espaço.
Experiência de natureza, com as “luzes” do Vale do Ribeira
Além disso, há a vivência de Natureza chamada Vale do Ribeira – Grande Reserva da Mata Atlântica – Experiência com Rochas Bioluminescentes que são encontradas no coração da Mata Atlântica, na região das cavernas do Vale do Ribeira em São Paulo.
Quando estimuladas com luz ultravioleta, os elétrons presentes nos átomos da rocha passam a emitir um fascinante brilho em diversas cores, dependendo dos elementos químicos que compõem o material.
São Paulo prepara experiências em parceria com o Sistema S
A Setur-SP, em parceria com o Senac, levará oficinas e aula show de pratos típicos e representativos da gastronomia brasileira, feitos por chefes de cozinha.
Um dos pratos será o cuscuz-paulista, criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus. Esses, nomeadamente portugueses, espanhóis e italianos. Então, seu ingrediente principal é a farinha de milho. A chefe é a Dahora, e fará a apresentação no sábado – 19h15 às 20h15.
Também com o Senac, o evento contará com mostra de manifestações artísticas para divulgar a cultura representativa das Unidades Federadas. Além de estimular o turismo por meio da promoção da diversidade cultural brasileira.
Nesse sentido, São Paulo estará com o Samba de Dandara, samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas. Assim como às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba.
Artesanato e desenvolvimento de Destino Turístico Inteligente
Por sua vez, para apresentar o artesanato, junto com o Sebrae, o evento terá um espaço à comercialização do artesanato brasileiro. Na oportunidade, a Setur-SP estará com os Figueiros de Taubaté, artistas populares do Vale do Paraíba que recriam com barro figuras e cenas do seu dia a dia, ou do seu imaginário. A arte ainda é reconhecida por figuras típicas dos presépios, como ovelhas, bois e galinhas.
O Destino Turístico Inteligente é um espaço para apresentar, em parceria com Sebrae, as inovações de destinos brasileiros que estão trabalhando o turismo de forma inteligente.
Para este momento, o turismo de São Paulo apresenta lhabela. Isso porque a cidade é uma das 12 escolhidas entre os 340 municípios brasileiros pelo Programa Turismo Futuro Brasil. Essa é uma parceria do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pelo programa, a cidade fomentará diretrizes de um Destino Turístico Inteligente (DTI), com mais acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e criatividade.
Confira a programação do Salão Nacional do Turismo
SEXTA
- 11h- cerimônia de abertura
- 13h – Início das atividades do Salão do Turismo – Conheça o Brasil
- 13h às 15h – Apresentações culturais palco SESC
- 20h – Encerramento das atividades do salão
SÁBADO
- 10h – Início das atividades do Salão do Turismo – Conheça o Brasil
- 10h às 15h – Apresentações culturais palco SESC
- 17h – Cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo
- 20h – Encerramento das atividades do salão
DOMINGO
- 10h – Início das atividades do Salão do Turismo – Conheça o Brasil
- 10h às 17h – Apresentações culturais palco SESC
- 18h – Encerramento das atividades do salão
REUNIÃO DO FORNATUR
- 15/12 – 14h às 16h | Reunião FORNATUR. Somente para os Secretários Estaduais de Turismo e convidados.
Para saber mais, acesse o site oficial da Setur-SP.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.