São Paulo prepara experiências para o Salão Nacional do Turismo 2023

Continua depois da publicidade

Para o público do Salão Nacional do Turismo 2023, São Paulo prepara experiências, que envolvem desde atividades culturais e gastronômicas, até vivências virtuais

No 7º Salão Nacional do Turismo 2023, que acontecerá entre 15 a 17 de dezembro, no Estadio Mané Garrincha, em Brasília, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marcará presença. Além disso, ela levará ao público sete áreas de experiências para apresentar os produtos turísticos paulistas.

Entre essas experiências, estão: oficina de bonecas, observações de aves e baleias, degustações de pratos típicos paulistas e outros.

Além disso, o Salão Nacional é um evento que Ministério do Turismo promove em conjunto com sistema S e os estados. Para assim, mobilizar, promover e comercializar os produtos turísticos nacionais. Sejam roteiros, experiências ou outros.

“O Salão do Turismo é uma verdadeira celebração dos destinos turísticos brasileiros e uma vitrine para as 27 Unidades da Federação brasileira. Com certeza, São Paulo terá um espaço de destaque no evento, levando essas experiencias únicas para que o público tenha uma ideia e vivencie um pouco do que São Paulo tem para oferecer”, destacou Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.

Por dia, o Salão do Turismo espera receber 10 mil pessoas.

São Paulo prepara experiências o Salão Nacional do Turismo 2023: veja quais são
Turismo Rural

Uma das experiências que a Setur-SP levará para o evento será a área de Turismo Rural | Pereira Barreto, com degustação de produtos gastronômicos do interior paulista que representam a cultura caipira.

Colagem de fotos com os produtos gastronômicos do interior paulista
Degustação de produtos gastronômicos do interior paulista está confirmada (Foto: Divulgação)

Assim como o Rural | Barretos, uma vivência de Peão com Chapéu e Chaparreira de Barretos. Essa experiência consiste em oferecer aos visitantes a oportunidade de se envolverem com a cultura e tradição do Turismo Rural de São Paulo através da vestimenta típica de peão.

Veja também as mais lidas do DT

São Paulo prepara experiências: Colagem de fotos com o Turismo Rural de SP
Turismo Rural é uma das experiências que a Setur-SP levará para o evento (Foto: Divulgação)
Espaço cultural, com o lanche de mortadela e a oficina de bonecas

Outro espaço será o Cultural | São Paulo, com degustação do tradicional sanduíche de mortadela. Além da experiência Tendências – Afroturismo | Rota da Liberdade, que consiste na Oficina de bonecas Abayomi, produzida pelas mulheres negras como forma de amuleto e um símbolo do amor.

O tradicional sanduíche de mortadela fará parte do evento
O tradicional sanduíche de mortadela fará parte do evento (Foto: Divulgação)
São Paulo prepara experiências: Colagem de fotos com o Turismo Cultural de SP, como a oficina de bonecas Abayomi
A Oficina de bonecas Abayomi é uma experiência cultural que São Paulo oferecerá no evento (Foto: Divulgação)
São Paulo prepara experiências, como observação de baleias e aves

Por sua vez, para conhecer mais de perto São Sebastião, que tem como destaque o segmento de Sol e Praia, o público poderá praticar a observação de Baleias, com óculos de realidade virtual.

Isso porque todos os anos as baleias migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes, tendo como destino o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.

Já no espaço de Ilhabela , o visitante poderá praticar a observação de aves, experiência de realidade aumentada para divulgar esse tipo de turismo que vem ganhando espaço.

São Paulo prepara experiências: A observação de aves, a partir da realidade aumentada, também será possível no evento
A observação de aves, a partir da realidade aumentada, também será possível no evento (Foto: Divulgação)
Experiência de natureza, com as “luzes” do Vale do Ribeira

Além disso, há a vivência de Natureza chamada Vale do Ribeira – Grande Reserva da Mata Atlântica – Experiência com Rochas Bioluminescentes que são encontradas no coração da Mata Atlântica, na região das cavernas do Vale do Ribeira em São Paulo.

Experiência de natureza, promovida pela Setur-SP, mostrará as "luzes" e as curiosidades do Vale do Ribeira
Experiência de natureza mostrará as “luzes” e as curiosidades do Vale do Ribeira (Foto: Divulgação)

Quando estimuladas com luz ultravioleta, os elétrons presentes nos átomos da rocha passam a emitir um fascinante brilho em diversas cores, dependendo dos elementos químicos que compõem o material.

São Paulo prepara experiências em parceria com o Sistema S

A Setur-SP, em parceria com o Senac, levará oficinas e aula show de pratos típicos e representativos da gastronomia brasileira, feitos por chefes de cozinha.

Um dos pratos será o cuscuz-paulista, criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus. Esses, nomeadamente portugueses, espanhóis e italianos. Então, seu ingrediente principal é a farinha de milho. A chefe é a Dahora, e fará a apresentação no sábado – 19h15 às 20h15.

Também com o Senac, o evento contará com mostra de manifestações artísticas para divulgar a cultura representativa das Unidades Federadas. Além de estimular o turismo por meio da promoção da diversidade cultural brasileira. 

Nesse sentido, São Paulo estará com o Samba de Dandara, samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas. Assim como às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba.

Artesanato e desenvolvimento de Destino Turístico Inteligente

Por sua vez, para apresentar o artesanato, junto com o Sebrae, o evento terá um espaço à comercialização do artesanato brasileiro. Na oportunidade, a Setur-SP estará com os Figueiros de Taubaté, artistas populares do Vale do Paraíba que recriam com barro figuras e cenas do seu dia a dia, ou do seu imaginário. A arte ainda é reconhecida por figuras típicas dos presépios, como ovelhas, bois e galinhas.

O Destino Turístico Inteligente é um espaço para apresentar, em parceria com Sebrae, as inovações de destinos brasileiros que estão trabalhando o turismo de forma inteligente.

Para este momento, o turismo de São Paulo apresenta lhabela. Isso porque a cidade é uma das 12 escolhidas entre os 340 municípios brasileiros pelo Programa Turismo Futuro Brasil. Essa é uma parceria do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pelo programa, a cidade fomentará diretrizes de um Destino Turístico Inteligente (DTI), com mais acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e criatividade.

Confira a programação do Salão Nacional do Turismo
SEXTA
  • 11h- cerimônia de abertura
  • 13h – Início das atividades do Salão do Turismo – Conheça o Brasil
  • 13h às 15h – Apresentações culturais palco SESC
  • 20h – Encerramento das atividades do salão
SÁBADO
  • 10h – Início das atividades do Salão do Turismo – Conheça o Brasil
  • 10h às 15h – Apresentações culturais palco SESC
  • 17h – Cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo
  • 20h – Encerramento das atividades do salão
DOMINGO
  • 10h – Início das atividades do Salão do Turismo – Conheça o Brasil
  • 10h às 17h – Apresentações culturais palco SESC
  • 18h – Encerramento das atividades do salão
REUNIÃO DO FORNATUR
  • 15/12 – 14h às 16h | Reunião FORNATUR. Somente para os Secretários Estaduais de Turismo e convidados.

Para saber mais, acesse o site oficial da Setur-SP.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade