Com o objetivo de fortalecer a presença internacional de São Paulo no turismo de negócios, uma delegação do governo do estado e da prefeitura embarca para a Turquia no próximo dia 24. O grupo participará da Istanbul Tourism Fair, uma das principais feiras globais do setor, dedicada ao segmento MICE — reuniões, incentivos, conferências e exposições.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
A Istanbul Tourism Fair recebeu, em 2024, mais de 15 mil profissionais de 37 países, incluindo agências de viagens, companhias aéreas, operadoras, hotéis, centros de convenções, empresas de tecnologia e marketing. A missão será a primeira do programa Discover/Descubra São Paulo no país, em parceria com a InvestSP, e terá a participação das empresas Mercado SP SPE e Acangatá Filmes.
Segundo Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo, a ação reforça a estratégia de apresentar a capital como um dos principais destinos de negócios da América Latina. “Nossa expectativa para essa missão inédita em Istambul é nos conectar com os setores de sustentabilidade, inovação e gastronomia, que são muito fortes na Turquia. Vamos poder levar a nossa experiência paulistana e aprender com o que é feito de melhor lá”, afirma.
A delegação contará ainda com o suporte do escritório da InvestSP em Dubai, que atua para atrair investimentos estrangeiros e ampliar oportunidades para empresas paulistas no Oriente Médio e Norte da África. Durante o evento, o Discover/Descubra São Paulo terá um estande próprio para apresentar atrativos e oportunidades de negócios da capital paulista.
Programa Discover/Descubra São Paulo
Lançado em 2025, o programa tem como meta posicionar São Paulo entre os principais destinos turísticos e de negócios do Brasil e da América Latina. As empresas selecionadas recebem reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo 50% dos custos de viagem.
Somente no primeiro semestre de 2025, sete missões internacionais já projetaram negócios na ordem de R$ 80 milhões para 19 empresas. Até o fim do ano, estão previstas mais três missões internacionais — WTM Londres, ILTM Cannes e Festuris em Gramado — e duas nacionais. O programa já passou por eventos de destaque como Fitur Madrid, ITB Berlin, SXSW (EUA), BTL Lisboa, WTM Africa, ATM Dubai, IBTM Américas e WTM Latin America, e segue com agenda na FIT Buenos Aires e na ABAV Expo.