Também em São Roque janeiro é o mês que as uvas terminam seu processo de amadurecimento e estão prontas para serem colhidas
Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O período de colheita da uva das videiras de São Roque/SP já chegou e a tradicional festa da Pisa da Uva do Lagar da Quinta do Olivardo segue nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018. A festa teve início no dia (6), com a Pisa da Uva dos Miúdos, destinada exclusivamente às crianças.
Tradicionalmente, janeiro é o mês que as uvas terminam seu processo de amadurecimento e estão prontas para serem colhidas. A Pisa da Uva do Lagar celebra a colheita e o início da produção de vinho. A Pisa da Uva é um dos processos mais antigos dessa produção, já que quando os frutos são amassados com os pés, os caroços não quebram, garantindo sabor à bebida.
Veja também as mais lidas do DT
Como diria Olivardo Saqui, proprietário da casa: “O segredo dos melhores vinhos está nos calcanhares humanos que trazem corpo, sabor e longevidade à bebida”, relata. A Quinta do Olivardo cultiva hoje mais de oito mil pés de uvas que ladeiam o restaurante. A produção anual da casa é de, aproximadamente, 25 mil litros por ano.
A comemoração em São Roque, a apenas 60 km de São Paulo, reúne pessoas de várias partes do país que visitam a casa para participar da colheita dos frutos e da pisa. As principais variedades cultivadas nas terras são roquenses são a Lorena e as Niágaras branca, rosada e violeta.
Experiência única
Logo na entrada, os visitantes recebem um chapéu de palha, uma cesta de vime e uma tesoura e, assim como os antigos colonos, são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e, é claro, provar os frutos.
Ao final da colheita, os turistas partem para a atividade mais esperada do dia: a pisa. Os cestos recheados de frutos são despejados em um espaço conhecido como lagar e o público, em fila, é convidado para iniciar a pisa. Para deixar a experiência ainda mais envolvente, um rancho folclórico português anima a tarde, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado. É um festival de sensações e aromas que fica marcado na memória dos participantes.
Após a pisa, o público é convidado para degustar um almoço especial. Para a entrada, serão servidos o tradicional Bolinho de Bacalhau e Salada Verde. Para o prato principal, a casa escolheu duas opções especiais: a Espetada Madeirense e o Bacalhau à Moda da Casa.
A Espetada Madeirense é preparada à base de suculentos pedaços fartos de contrafilé, temperados com alho, sal e especiarias, que é levado para assar em brasa. O diferencial da carne está no espeto, formado por um cabo de louro, que, ao aquecer, confere aroma e sabor a carne.
Já o Bacalhau à Moda da Casa é grelhado na chapa e leva além da posta do peixe, batata frita, brócolis, couve, ovo cozido, pimentão e azeitonas.
E a sobremesa que não pode faltar: Pastel de Belém, cremoso por dentro e crocante por fora, quentinho e com aroma inigualável. Durante o almoço, o público poderá, ainda, degustar suco de uva e vinho produzidos pela casa. Ao final do dia, cada participante receberá uma caneca personalizada do evento.
Como chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.
Serviço:
Pisa da Uva na Quinta do Olivardo
Dias: 27 de janeiro e 3 de fevereiro
Horário: das 10h30 às 16h30
Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Valor: R$ 220,00, incluindo o almoço
Crianças até 8 anos não pagam. Até 12 anos, pagam meia.