Falar de turismo étnico, antecipar os preparativos do Carnaval que se aproxima e analisar a conectividade que a capital do Maranhão tem com o mundo a partir das companhias aéreas é um prazer para o Secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos. Dinâmico e com um profundo amor por sua cidade, a figura de Saulo traduz a cultura genuína do Maranhão, e, em especial a de São Luís. Isto se justifica também por seus atributos técnicos e acadêmicos: entre outras formações Saulo Santos tem doutorado em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), doutorado em Geografia (Universidade Federal do Paraná) e graduação em Turismo (Faculdade Atenas Maranhense). Acompanhe a seguir a entrevista de Saulo Santos concedida à jornalista Clara Ribeiro, redatora do DT:
REDAÇÃO DO DIÁRIO
DIÁRIO – Qual o saldo do turismo em São Luís em 2023? Superou as expectativas?
Veja também as mais lidas do DT
Saulo Santos – São Luís, cidade marcada por sua riqueza histórica e cultural, comemora um marco significativo no turismo este ano. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e pelo Observatório da Cidade de São Luís, a capital maranhense alcançou recordes expressivos, demonstrando um crescimento exponencial no setor. O índice de ocupação hoteleira atingiu níveis nunca antes vistos, superando todas as expectativas, com uma média de ocupação anual de 67,79%, a maior taxa média já registrada desde o ano de 2002, apresentando um crescimento de 2,2% em relação ao ano de 2022. Além da média, São Luís alcançou o recorde na taxa de ocupação mensal no mês de julho de 2023, com 82,8%. O ISS do turismo, conforme dados da SEMFAZ, passou de RS: 15.065.119,98 para RS: 17.976.302,69, superando o ano de 2022, sendo o setor de alojamento responsável por 49,9% do total da arrecadação. Estima-se um fluxo turístico de 2.689.017 visitantes/ano, um crescimento de 12,43% em relação a 2022.
DIÁRIO – São Luís quer se destacar como um destino de Carnaval, além do período junino e das praias lindas. Quais as atrações direcionadas para atrair turistas que amam essa festa em 2024?
Neste período, a Prefeitura de São Luís trará a Cidade do Carnaval, onde os foliões vivenciarão uma experiência única e contagiante. Para atrair turistas apaixonados pelo carnaval, é essencial oferecer uma variedade de atrações que capturem a essência festiva, a cultura e a animação característica desse evento. O bairro da Praia Grande ganhará vida com a presença do Trio na Avenida, levando música e animação por todos os cantos. O Super Palco se tornará o epicentro de artistas locais e nacionais como Joelma, Chicabana, Pedro Sampaio, Olodum, entre outros. Contaremos com o Espaço Reggae, o HotMix, o bloco Algazarra (gayfriendly) e o MultiCultural, que serão como portais transportando os foliões para diferentes universos musicais. A diversidade é a palavra de ordem. Para garantir que todos possam desfrutar dessa festa grandiosa, o Camarote PCD será um espaço pensado para proporcionar acessibilidade e inclusão, permitindo que todos, sem exceção, participem intensamente do carnaval. A Praça de Alimentação, repleta de sabores, será um convite para repor as energias. O Espaço do Turismo na Cidade do Carnaval será um ponto estratégico para garantir que visitantes e residentes desfrutem da folia com comodidade e informações precisas. Além da Central de Atendimento ao Turista (CAT) e sua equipe capacitada e acolhedora, este espaço contará também com empresas selecionadas por meio de Edital de Credenciamento, ligadas a Fantasias e Adereços, Artesanato, Camisas personalizadas, Sorvetes típicos, Dindin gourmet, Cosméticos/Maquiagem, Trancistas e tererês, Espaço relaxante (massagens), Doces regionais e Bebidas sem álcool. A Passarela do Samba será o palco principal das escolas de samba locais, enquanto o Carnaval de Rua da Madre de Deus celebrará a alegria e a diversidade do carnaval tradicional. A Cidade do Carnaval unirá a tradição à modernidade, proporcionando uma celebração memorável para todos os participantes. Uma fusão de ritmos, cores e emoções transformará as ruas da cidade em um espetáculo efervescente, onde a alegria é a protagonista. Que venham os dias de folia em São Luís.
DIÁRIO – A implementação de programas como o Roteiro Quilombo Cultural visa novos perfis de viajantes. Quais são as expectativas para o turismo cultural, sobretudo o turismo étnico?
Falar sobre o premiado roteiro Quilombo Cultural de São Luís me emociona. Em 2002, a Braztoa premiou o roteiro com o Prêmio de Sustentabilidade e, em 2023, fomos agraciados com o Prêmio Nacional em Turismo, em Brasília, um grande reconhecimento para estas entidades, assim como para as pessoas que integram essa comunidade qu faz parte do maior quilombo urbano da América Latina. As expectativas para o turismo cultural, especialmente o turismo étnico, são bastante promissoras. Este setor tem ganhado cada vez mais destaque devido ao crescente interesse das pessoas em vivenciar experiências autênticas e aprender sobre diferentes culturas. A tendência é que continue a crescer, à medida que os viajantes buscam experiências mais significativas, afastando-se das opções turísticas tradicionais. Comunidades e regiões com rica herança cultural, ancestralidade podem se tornar pontos turísticos importantes, beneficiando-se economicamente com o aumento do fluxo de visitantes. Isso também contribui para o desenvolvimento do turismo de maneira sustentável, na preservação de suas tradições. Espera-se que haja um aumento nas colaborações entre o setor público e privado, bem como parcerias entre diferentes comunidades. Isso pode resultar em programas conjuntos de promoção turística e desenvolvimento de infraestrutura.
Enfim, as expectativas para o turismo cultural, especialmente o turismo étnico, são positivas e indicam um crescimento sustentável, respeitoso e mutuamente benéfico para turistas e comunidades locais.
DIÁRIO – São Luís está entre os 20 destinos brasileiros mais procurados pelos latino americanos. De que modo a cidade está preparada para receber o turista internacional? Há novos planos nesse quesito?
Podemos destacar diversos aspectos que refletem nosso compromisso em proporcionar uma experiência acolhedora e enriquecedora ao turista internacional na nossa cidade. Somos Patrimônio Mundial pela UNESCO. Oferecemos uma variedade de atrações culturais, eventos e serviços turísticos para atender às diferentes preferências desses visitantes. Museus, locais históricos e atividades culturais são destaques em nossa oferta, além das praias, dos atrativos naturais, da gastronomia, da identidade local, ancestralidade. Também implementamos estratégias de promoção e marketing para ressaltar São Luís como um destino internacional, utilizando presença online ativa, redes sociais, participação em eventos e feiras turísticas nacionais e internacionais. Facilitamos o acesso dos turistas internacionais por meio de informações turísticas disponíveis na Central de Atendimento ao Turista Online. Comprometemo-nos com práticas sustentáveis em um destino inteligente, buscando preservar nossa rica herança cultural. Além disso, estamos constantemente revisando nossos planos para o turismo internacional, buscando adaptar-nos às mudanças nas preferências dos turistas e suas tendências. Projetos futuros incluem iniciativas para aprimorar a infraestrutura turística e oferecer novas experiências aos visitantes. Nossa cidade está empenhada em proporcionar uma experiência de turismo internacional que seja não apenas acolhedora e segura, mas também enriquecedora culturalmente. Estamos abertos a adaptações e melhorias contínuas para garantir que os turistas levem consigo memórias positivas de sua estadia em nossa cidade.
DIÁRIO – Qual a agenda prévia de participação em feiras e eventos de turismo em 2024? O que São Luís almeja nessas futuras experiências?
Neste primeiro semestre teremos participação nas principais feiras e eventos de turismo nacionais e internacionais com stands próprios, capacitações, rodada de negócios. Em março, estaremos na ITB Berlin, na FIDI – Feira Internacional de Destinos Inteligentes – Curitiba e na 38º FEIRA UGART – Porto Alegre. Em abril, participaremos da 46ª ABAV TRAVEL SP – Campinas, da WTM LATIN AMERICA – São Paulo e da 8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE – São Paulo. Logo após, iremos ao FÓRUM DE TURISMO 60+ – São Paulo e no 8º ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE OBSERVATÓRIOS DE TURISMO (RBOT) – Manaus.
Com isso, visamos promover e fortalecer ainda mais a atratividade de São Luís, aumentar a visibilidade e influência no mercado turístico. A participação do nosso destino proporciona um ambiente propício para estabelecer contatos, parcerias, onde podemos interagir com profissionais do setor, como operadores turísticos, agentes de viagens, companhias aéreas, buscando oportunidades de colaboração que beneficiem ambas as partes. Amplia-se a visibilidade da cidade, expondo-a a um público mais amplo, ajudando a criar consciência e a atrair a atenção de potenciais visitantes, além de gerar negócios com operadores turísticos, agências de viagens e outros parceiros interessados em promover São Luís. É uma oportunidade e estratégia multifacetada que visa impulsionar o turismo, fortalecer a imagem do destino, estabelecer parcerias e manter-se competitivo em um mercado turístico global.
DIÁRIO – Qual a oferta de voos e companhias aéreas que servem a capital do Maranhão? Os turistas têm alternativas para chegar ao destino?
As principais companhias aéreas que operam voos para São Luís são a Latam, Gol e Azul. Infelizmente, essas empresas precisaram tomar decisões estratégicas sobre a continuidade ou suspensão de determinados voos diretos para nossa capital. Reconhecemos que a falta de conectividade é um desafio para o turismo, por isso, negociar com as companhias aéreas para aumentar o fluxo de voos, principalmente diretos entre nossa cidade e outras capitais, é crucial. É essencial atender à demanda de turistas em nossa cidade.
DIÁRIO Qual será o foco principal da gestão da Setur (MA) neste ano?
O foco deste ano na SETUR para o turismo será a qualificação para o trade turístico e comunidade, para que possamos avançar cada vez mais na melhoria da prestação de serviços ao turista, e também, fomentar a promoção e divulgação de São Luís em diversos mercados prioritários. Faremos também intervenções na sinalização turística da cidade, em diversos pontos, para que o morador e visitante possam ter melhor mobilidade para chegar aos atrativos turísticos. Outro ponto que iremos focar é na questão do destino turístico inteligente, implementando projetos de acordo com os pilares do DTI no âmbito da tecnologia, sustentabilidade, governança e promoção.