O DIÁRIO conversou com a Secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto e ela fez, além do balanço da Chocolat Xingu, um descritivo da atuação de sua secretaria para a concretização do maior evento do setor na América Latina.
De 13 a 16 de junho aconteceu em Altamira (PA) a 3ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Xingu) 2024, da qual o DIÁRIO participou como mídia convidada.
REDAÇÃO DO DIÁRIO*
Veja também as mais lidas do DT
O Chocolat Xingu é o maior evento do setor na América Latina e aconteceu no Centro de Eventos de Altamira Vilmar Soares, reunindo expositores e visitantes nacionais e internacionais, sendo o personagem principal o fruto do cacau e seus derivados, em especial o chocolate.
O evento foi possível graças a uma ação conjunta entre a Prefeitura de Altamira, Governo do Estado do Pará e a Fundacacau. A organização do evento é da empresa MVU.
Foram inúmeras palestras, visitas aos estandes, shows e venda de comidas típicas. O DIÁRIO conversou com a Secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto.
DIÁRIO: Eliana, qual o balanço que vocês têm da Chocolat Xingu 2024?
ELIANA COUTO: O fluxo de pessoas que circulou nos quatro dias do evento chegou a 132 mil visitantes, superando em 20 mil o número de visitantes do ano passado.
DIÁRIO: Sabemos que um evento dessa magnitude envolve muitas pessoas e empresas. Qual foi a participação da Secretaria de Turismo de Altamira?
ELIANA COUTO: Inúmeras ações foram executadas pela SEMTUR, dentre elas destaco o serviço de receptivo no aeroporto onde foram distribuídos chocolates produzidos na região além da apresentação de dançarinas de carimbó.
Criamos o concurso do Circuito Gastronômico que foi um sucesso, além da montagem da Rota Turística Cacau ao Chocolate dentro do evento.
Outra ação concretizada com sucesso durante o evento foi o Desfile de Moda em parceria com Fest Art e artesãs locais e ainda, com estamparia de cacau da estilista Belem Andrade; Fizemos também o lançamento da coleção de biojoias denominada Princesa do Xingu pela Design Helena Bezerra-HB Design.
DIÁRIO – Vocês simularam um ambiente de roça de cacau dentro da feira. Conseguem levar esse tipo de montagem para outras feiras e eventos no Brasil?
ELIANA COUTO: Tudo é possível, desde que haja investimento. A sala da Rota Turística Cacau ao Chocolate dentro do Chocolat Xingu recebeu 2022 visitantes durante os 4 dias de evento. Nela conseguimos mostrar todas as etapas da produção do cacau desde a plantação até o produto final, o chocolate. Todas as visitas foram guiadas por empresas de Receptivo que atuam na região.
DIÁRIO – Quais os outros municípios e empresas que participam da rota?
ELIANA COUTO: A Rota Turística Cacau ao Chocolate envolve 5 municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará) com 8 empreendedores. Abelha Cacau em Altamira // Santa Amazônia em Anapu // Kakao Blumenn e Cacau Xingu em Brasil Novo // Ascurra, Cacau Way, e Sabor e Arte do Cacau em Mediciândia // Fazenda Panorama-Chocolates Gutzeit em Uruará.
DIÁRIO – E no Circuito Gastronômico, durante o Chocolat Xingu?
*O DIÁRIO viajou a convite da Prefeitura Municipal de Altamira e da Rota do Cacau ao Chocolate
LEIA TAMBÉM:
Rota do Cacau e do Chocolate: frutos turísticos nascem em Altamira e Região