Silvia Guedon, Secretária de Turismo de Petrópolis: “Depois das crises, ficamos melhores. Venham nos visitar!”

Continua depois da publicidade

A secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon falou com o DIÁRIO DO TURISMO nesta quarta-feira (16) e convidou os turistas do Brasil e do Rio de Janeiro a visitarem a cidade que, aos poucos, retoma suas atividades após a catástrofe natural ocorrida no último dia 15 de fevereiro. Segundo os últimos dados, o número de mortos já chega a 171.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Silvia conta à reportagem que assumiu a secretaria no dia 18 de dezembro e que de lá para cá não conseguiu, exatamente exercer sua função administrativa, mas, apenas administrar crises:

Veja também as mais lidas do DT

“Tivemos uma somatória de fatos. Assumi em dezembro e já em janeiro tivemos os primeiros problemas com chuvas fortes. E já vínhamos com o problema do coronavírus”, conta Silvia.

Silvia Guedon, em foto de Facebook

Ela mesma teve Covid-19 e ficou entre a vida e a morte. “Sou fruto de um milagre. Fui entubada duas vezes”, revela.

Silvia conta que trabalhava como secretária executiva em uma agência de desenvolvimento (MercoSerra) e foi chamada pelo prefeito, Rubens Bomtempo (PSB), para assumir a Secretaria.

“Estávamos começando a montar nossa equipe quando aconteceu essa catástrofe”, lamenta.

“Estamos trabalhando com um terço de nosso pessoal – de um total de 18 pessoas. Minha equipe está bem envolvida com atividades sociais e de assistência. Os advogados, por exemplo, estão junto à Defesa Civil elaborando contratos sociais”, disse.

Silvia tem bom trânsito com o segmento produtivo da cidade e sabe que as atividades turísticas estão intimamente ligadas ao desenvolvimento econômico. “Somos uma cidade turística e devemos trabalhá-lo da melhor forma possível. Por exemplo: o turismo de negócio deve ser potencializado com o aumento da permanência dos visitantes na cidade em dias da semana”, adianta. No correto diagnóstico de Silvia o turista de fim de semana mantém aquecida a economia municipal, mas durante a semana a cidade se esvazia.

“Queremos menos bate e volta. É preciso que as pessoas permaneçam”, diz.

Palácio de Cristal: Intacto: (Crédito: arquivo DT)

Pontos Turísticos

Silvia acrescenta que os pontos turísticos da cidade estão quase todos funcionando normalmente.

“O Palácio de Cristal  não sofreu grandes problemas. Mas ele já vinha fechado há um bom tempo e ainda está em obras. A Casa de Santos Dumont está intacta”, comemora, acrescentando, além desses atrativos, a Casa do Colono, e o Parque de Itaipava. “Todos estão abertos e funcionando normalmente”, convida.

“O Museu Imperial também não foi afetado. Apenas uma barreira (deslizamento de terreno anexo) que atingiu o jardim. Sua reabertura está dependendo de um laudo do IPHAN, já que ele tem administração federal”, adianta.

Silvia completa que o Palácio Quitandinha só não está aberto ao público porque ficou como um ponto de doação de donativos aos afetados pelas chuvas.

Palácio Quitandinha: funcionando para receber donativos, por enquanto (Crédito: arquivo DT)
Museu Imperial: aguardando laudo do IPHAN (Crédito: arquivo DT)

Eventos de Abril

A secretária lembra que o mês de abril a cidade já estará repleta de atividades turísticas e mais do que pronta para receber os visitantes. “Trata-se da  Copa de Mountain Bike, entre os dias 1º e 3 de abril e o Rock the Montain que acontece em dois finais de semana:  16 e 17 e 23 e 24 no Parque de Exposições, em Itaipava. Nesse evento teremos a presença de Caetano Veloso, Gal Costa e Alceu Valença”, revela.

A secretária conclui que ficou impressionada com a solidariedade do petropolitano após os acidentes naturais ocorridos na cidade.

“Convido todos os brasileiros que venham para Petrópolis. Estamos ainda melhores, pois toda crise faz esse milagre”, conclui.

LEIA TAMBÉM:

Museu Imperial, em Petrópolis, segue fechado no período de carnaval

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade