Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas. A princípio, Santur, Secretaria de Turismo e trade de Balneário Camboriú buscam soluções conjuntas em meio à crise ocasionada pela Covid-19
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Recursos descentralizados
Antes de mais nada, Centro de Eventos de Balneário Camboriú, recursos descentralizados, atuação conjunta e também linhas de créditos disponíveis. Definitivamente, esses e outros temas fizeram parte da reunião, por videoconferência, nesta quarta-feira (22), na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) com a secretaria de turismo de Balneário Camboriú e também demais integrantes do trade turístico da região.
Leandro “Mané” Ferrari – Presidente das Santur Foto: Jefferson Severino
União de Setores
Dessa forma, o presidente da Santur, Mané Ferrari, convocou a reunião com o intuito de, em período de enfrentamento da Covid-19, buscar uma aproximação com o município e também encaminhar um panorama daquilo que tem sido realizado no período de confinamento. Daí, a união entre os diferentes setores e órgãos que atuam no turismo foi a principal mensagem do presidente da Santur. – “Assim, a ideia daqui para frente é trabalhar cada vez mais em conjunto com o trade, e a Santur está fazendo isso. Assim sendo, a gente reuniu as demandas do Estado e também do município e isso tem surtido bastante efeito. Portanto, precisamos de uma união nossa, o que temos deixar claro agora é que o turismo se reinventou neste momento na união. Do mesmo modo, é preciso unir todos” – disse o presidente Mane Ferrari.
Centro de eventos
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas – Centro de Eventos de Balneário de Camboriú – Foto: Saul Oliveira
Desde já, a criação de Grupo de Trabalho entre Santur, SCpar e PGE-SC, por meio de publicação da Portaria 006/2020, para tratar das Ações do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, onde serão convidados a participar a Secretaria de Turismo do município, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) representando o Trade local, foi um dos assuntos da reunião. – “Atualmente, o Centro de Eventos é uma das nossas maiores prioridades, não estamos medindo esforços apesar de toda essa turbulência. De fato, as obras estão seguindo, dentro do que é possível, e, em conjunto vamos definir qual a melhor data para a concessão, para que não tenhamos erros ou problemas futuros” – destacou o presidente da Santur.
Linhas de créditos
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Igualmente, outras questões pertinentes ao turismo local ou às empresas que trabalham diretamente com o setor foram detalhadas, em um momento de crise econômica. Dessa forma, as linhas de créditos disponíveis pelo Ministério do Turismo, que engloba também os trabalhadores e empresas de Santa Catarina, e aquilo que o Governo do Estado está buscando como medidas para amenizar a crise. Além disso, a interlocução da Santur na busca da descentralização de recursos da Embratur para a promoção nacional.
Desta maneira, estiveram presentes na reunião, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowski a presidente do Convention BC, Margot Rosenbrock Libório, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Osny Maciel Júnior, além de representantes de outras associações e entidades.
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas – Valdir Valendowsky – Foto – Jefferson Severino