Secretaria de Turismo, Santur e Trade de Turismo buscam soluções – por Jefferson Severino

Continua depois da publicidade
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas. A princípio, Santur, Secretaria de Turismo e trade de Balneário Camboriú buscam soluções conjuntas em meio à crise ocasionada pela Covid-19
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas

Recursos descentralizados

Antes de mais nada, Centro de Eventos de Balneário Camboriú, recursos descentralizados, atuação conjunta e também linhas de créditos disponíveis. Definitivamente, esses e outros temas fizeram parte da reunião, por videoconferência, nesta quarta-feira (22), na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) com a secretaria de turismo de Balneário Camboriú e também demais integrantes do trade turístico da região.
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Leandro “Mané” Ferrari – Presidente das Santur Foto: Jefferson Severino

União de Setores

Dessa forma, o presidente da Santur, Mané Ferrari, convocou a reunião com o intuito de, em período de enfrentamento da Covid-19, buscar uma aproximação com o município e também encaminhar um panorama daquilo que tem sido realizado no período de confinamento. Daí, a união entre os diferentes setores e órgãos que atuam no turismo foi a principal mensagem do presidente da Santur. – “Assim, a ideia daqui para frente é trabalhar cada vez mais em conjunto com o trade, e a Santur está fazendo isso. Assim sendo, a gente reuniu as demandas do Estado e também do município e isso tem surtido bastante efeito. Portanto, precisamos de uma união nossa, o que temos deixar claro agora é que o turismo se reinventou neste momento na união. Do mesmo modo, é preciso unir todos” – disse o presidente Mane Ferrari.

Centro de eventos

Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas – Centro de Eventos de Balneário de Camboriú – Foto: Saul Oliveira
Desde já, a criação de Grupo de Trabalho entre Santur, SCpar e PGE-SC, por meio de publicação da Portaria 006/2020, para tratar das Ações do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, onde serão convidados a participar a Secretaria de Turismo do município, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) representando o Trade local, foi um dos assuntos da reunião. – “Atualmente, o Centro de Eventos é uma das nossas maiores prioridades, não estamos medindo esforços apesar de toda essa turbulência. De fato, as obras estão seguindo, dentro do que é possível, e, em conjunto vamos definir qual a melhor data para a concessão, para que não tenhamos erros ou problemas futuros” – destacou o presidente da Santur.

Linhas de créditos

Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas
Igualmente, outras questões pertinentes ao turismo local ou às empresas que trabalham diretamente com o setor foram detalhadas, em um momento de crise econômica. Dessa forma, as linhas de créditos disponíveis pelo Ministério do Turismo, que engloba também os trabalhadores e empresas de Santa Catarina, e aquilo que o Governo do Estado está buscando como medidas para amenizar a crise. Além disso, a interlocução da Santur na busca da descentralização de recursos da Embratur para a promoção nacional.
Desta maneira, estiveram presentes na reunião, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowski a presidente do Convention BC, Margot Rosenbrock Libório, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Osny Maciel Júnior, além de representantes de outras associações e entidades.
Valdir Valendowsky - turismononline.net.br
Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas – Valdir Valendowsky – Foto – Jefferson Severino
Em síntese, para o secretário de turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowski, essa aproximação do município com a Santur é um grande facilitador da retomada do segmento em meio à crise.Segundo ele, “Temos que trabalhar em um único sentido, não temos outra alternativa, é buscar a união para que a gente consiga pelo turismo ajudar também o Estado. Com isso e para o turismo funcionar, temos uma série de segmentos que faz a economia girar É somente juntos que podemos fazer essa retomada – disse o secretário de turismo”.

Promoção conjunta

Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório- Foto: Jefferson Severino
Logo após, a presidente do Convention de Balneário Camboriú, Margot Rosenbrock Libório também enalteceu a necessidade de uma promoção conjunta entre municípios e Estado. ” Inicialmente, são tratativas muito importantes para nós, para o trade de Balneário e região. Portanto, é, fundamental sabermos os planos da Santur de promoção do nosso destino, pois mais do que nunca teremos que estar juntos e conectados na otimização de toda e qualquer ação de promoção para o futuro. Enfim, é um momento em que a união é muito importante” – disse Margot.

Trabalho Unificado

Nesse ínterim, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Osny Maciel Júnior entende que desta maneira, um trabalho unificado, o trade e também a Santur irão conseguir encontrar boas alternativas para as dificuldades enfrentadas neste momento. – “Por outro lado, uma reunião muito importante, pois a partir dessa abertura feita pela Santur e do espírito agregador do presidente Mane Ferrari, o grupo conseguiu se mobilizar e se posicionar para mostrar como está a atuação do trade da cidade. Dessa forma, mostra a importância do alinhamento do trade e a Santur, e isso não deve ser feito somente com Balneário Camboriú, mas com todas as outras regiões. Em outras palavras, é assim que vamos conseguir resolver muitos problemas e encontrar muitas soluções” – falou Osny.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade