O Secretário Extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki atendeu o DIÁRIO DO TURISMO em seu gabinete e concedeu esta entrevista à jornalista Neneca Campos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Nesta entrevista, Neneca inicia pedindo ao secretário que conte os detalhes da chegada dos casais de açorianos, que aportaram em Porto Alegre em 1752. “Esses casais iam para a região de Missões. Como era necessário a obtenção de documentos, foram ficando, ficando, e em 26 de março de 1772 ocorreu a fundação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais e em um ano depois se tornaria a Nossa Senhora de Porto Alegre. Esse é o início da colonização de Porto Alegre”, conta.
Veja também as mais lidas do DT
“Esse ano para nós é muito importante pois estamos tentando fazer esse resgate. A cidade a partir de 1824 recebeu muitos imigrantes que deram essa cara para a cidade. Hoje Porto Alegre é uma cidade multirracial que ainda preservam sua cultura”, comenta. Ouça a seguir, o áudio com a entrevista:
A prefeitura de Porto Alegre promove vários eventos durante esse ano com um desejo de retomada, de reconstrução de uma cidade que é boa para todos, uma cidade em desenvolvimento casada com a promoção da proteção social.
Calendário de eventos
A programação foi desenvolvida durante dois meses pela prefeitura, através da Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre, e conta com mais de 200 atrações que começaram em 26 de setembro de 2021 e vão até dia 31 de dezembro de 2022. São eventos dos mais variados, produzidos pela prefeitura, organizações sem fins lucrativos e iniciativa privada. Esporte, lazer, cultura, turismo, educação, inovação e desenvolvimento social e econômico são os principais temas a serem abordados durante o período de comemoração.