De acordo com o guia de turismo José Pedro Soares, o ano de 2018 foi especial para o turismo de Petrópolis
Reportagem: Paulo Atzingen
Texto: Hugo Okada
Com 35 anos de atuação no turismo receptivo de Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, José Pedro Soares afirma, em entrevista ao DIÁRIO, que o destino, bastante procurado por viajantes de todo o País pelas belezas naturais, clima europeu, gastronomia diversa e pela realização do Natal Imperial, está em um ótimo momento.
“Eu já vi entrar governo, sair governo, não estou aqui para analisar se foram bons ou maus. O que eu posso afirmar como profissional do turismo é que eu nunca vi, nesses 35 anos, alguém investir tanto no segmento quanto atualmente. Nesses 35 anos, este foi o ano em que não somente eu como todos os guias da cidade tiveram mais demanda de trabalho”, diz Soares. Os valores investidos no Natal Imperial pela prefeitura até agora não foram divulgados.
Natal Imperial
“O número de grupos que vieram especificamente para o Natal Imperial é surpreendente. A gente só torce para que continue assim e que o ano que está começando seja melhor do que o anterior, porque o destino só tem a ganhar com isso”, observa o guia.
Veja também as mais lidas do DT
Segurança e tranquilidade
Para Soares, o sucesso do destino se deve muito aos fatores tranquilidade e segurança, itens que o viajante releva com especial atenção quando planeja uma viagem. “A integração Guarda Civil e Polícia Militar, a companhia de trânsito da cidade, todos estão empenhados em fazer o turista se sentir seguro para circular. Eu estava acompanhando um grupo de São Paulo e uma senhora comentou comigo sobre a tranquilidade da cidade. E observou que estava bastante impressionada com a segurança das pessoas andando com celulares e bolsas: ‘isso não é tão seguro em São Paulo’. Não estou generalizando, mas esse é um dos motivos pelo qual Petrópolis é sucesso – a segurança”, declara.
Atrativos
“Na época do Natal Imperial temos uma grande demanda por parte dos cariocas. Mineiros também. A principal atração da cidade é o Museu Imperial. Mas se o visitante fica mais dias pode visitar outros pontos de interesse como o Palácio de Cristal, a Catedral, a Quitandinha, enfim, um tour histórico e também os distritos”, afirma Soares.
O guia de turismo credenciado pela Embratur destaca ainda como principais atrativos para os viajantes a facilidade de acesso aos principais pontos da cidade, a ausência total de flanelinhas e comércio informal não credenciado e a limpeza. “Havia situações de cobrarem preços absurdos para a guarda de automóveis. Hoje isso não existe e o potencial de Petrópolis está sendo bem aproveitado”, grifa Soares. A programação do Natal Imperial acontece até o dia 20 de janeiro.