Seguro-viagem é obrigatório? Saiba em quais países ele é exigido

Continua depois da publicidade

Preparar-se para uma viagem internacional requer saber quais são os países que exigem o seguro-viagem para os brasileiros

Viajar requer preparar vários fatores como hospedagem, passagens e passeios. Outro aspecto fundamental são as documentações e condições exigidas. Um exemplo é o seguro-viagem, que oferece segurança e mais tranquilidade para a viagem, qualquer que seja o destino escolhido.

Quem viaja sem seguro-viagem pode enfrentar problemas e burocracias enormes. Por isso, veja quais países exigem esse serviço e por que é importante contratá-lo.

Veja também as mais lidas do DT

Conheça o serviço

Seguro-viagem é um serviço essencial que, embora não seja obrigatório em todos os países, é uma proteção valiosa, sobretudo para assistência médica e outras emergências durante a viagem, tais como perda de bagagem, atraso ou remarcação de voos. Existem muitas opções desse tipo de seguro no mercado, por isso é essencial pesquisar com detalhes as condições e serviços de cada um.

Antes de viajar para outro país, é sempre aconselhável verificar os requisitos para entrar em seu território. É importante buscar informações em lugares seguros, como embaixadas ou consulados do país em questão. Se a sua viagem for pelo território nacional, é possível que um seguro-viagem mais básico seja suficiente.

Tipos de seguro-viagem

Existem vários tipos de coberturas e categorias de seguro-viagem e muitas extrapolam as condições exigidas por lei. Uma delas é para viagens nacionais, sendo recomendada para quem viaja a outras regiões do Brasil e vão vivenciar aventuras e experiências radicais ou visitar lugares mais remotos.

Existe também seguro para viagem internacional, indicado para coberturas médicas, odontológicas e hospitalares. Há o seguro-viagem voltado somente para ocorrências na área da saúde. E o seguro-viagem intercâmbio, recomendado para quem pretende passar meses no exterior — esse tipo de seguro oferece melhor custo-benefício. É importante considerar o tipo de viagem e quais são as suas necessidades para contratar a versão mais adequada.

Onde o seguro-viagem é obrigatório

Vários países exigem seguro-viagem. Mas mesmo para aqueles onde esse tipo de serviço não é obrigatório, é vital contratá-lo devido aos altos custos de serviços médicos.

Um exemplo são as nações europeias participantes do Tratado de Schengen, além do auxílio médico e direito à internação com acompanhante, caso seja necessário. Tais como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Portugal, entre outros.

Na maior parte da Europa, com uma cobertura mínima de 30 mil euros, você pode encontrar diversos serviços com diferentes preços. Independente da variedade de cobertura, todos eles precisam oferecer assistência médica e hospitalar.

No continente americano, quem exige o seguro viagem são Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, Argentina, Uruguai e Venezuela. Já na Ásia, alguns exemplos são Catar, Emirados Árabes Unidos, Tailândia e Turquia. E, na África, Argélia e Angola obrigam a contratação desse tipo de seguro previamente.

Curiosidades

Outra informação importante são os destinos mais procurados pelos brasileiros que requerem o seguro-viagem: França, Espanha, Cuba, Inglaterra, Catar, além de EUA, Irlanda e África do Sul.

No caso de Cuba, a obrigatoriedade do seguro-viagem entrou em vigor em maio de 2010 e é requerido a todo e qualquer viajante estrangeiro e, inclusive, para cubanos residentes em outro país.

A cobertura mínima requisitada pelas autoridades cubanas é de 7 mil dólares (em caso de repatriação e evacuação) e de 25 mil dólares (para despesas médicas por doenças ou acidentes). Já nos EUA, mesmo o seguro-viagem não sendo um item obrigatório para a entrada no seu território, o país tem um dos maiores custos de saúde do mundo.

Muitas vezes, na busca por economizar uma grana, alguns viajantes se esforçam para não contratar esse tipo de seguro. Porém, essa é uma economia que não vale a pena, já que pode te deixar desassistindo e provocar custos muito maiores após você recorrer a serviços médicos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade