Selecionamos aqui as melhores dicas, sugeridas por especialistas bem legais de como economizar para viajar mais, e conhecer lugares incríveis pelo mundo.
Aqui, você confere as melhores dicas de como economizar para viajar mais, e conhecer as maravilhas mundo afora com quem você ama!
Viajar é algo que realmente mexe com os sonhos das pessoas. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário ser uma pessoa rica para conseguir aproveitar os momentos de descanso viajando.
Veja também as mais lidas do DT
Na verdade, existem algumas maneiras de conseguir economizar para viajar mais. Para isso, você terá que colocar as viagens como metas, para que elas entrem na sua lista de prioridades.
Dessa forma, é mais fácil conseguir seguir algumas estratégias que permitam se preparar financeiramente parra tirar as viagens do papel.
Mas é claro que você deverá ter foco, e algum esforço para conseguir juntar essas economias.
No entanto, lembre-se sempre que esse esforço é por um bom motivo e será recompensado quando você estiver curtindo uns dias em um lugar totalmente novo, ou mesmo naquele cantinho que conquistou seu coração em alguma de suas férias.
Pensando nisso, elaboramos seis dicas de como economizar para viajar mais. Elas vão te ajudar a montar estratégias interessantes para levantar o dinheiro necessário para sair por aí conhecendo lugares novos pelo mundo.
Então, confira estas dicas e aproveite para colocar o pé na estrada!
Seis dicas de como economizar para viajar mais
1. Comece a usufruir de programas de milhas que ofereçam vantagens para viagens
Os programas de milhas que oferecem vantagens para viagens, podem possibilitar que você tenha condições de viajar mais.
Um bom exemplo é a pontuação de cartões de créditos em milhas, que você pode trocar por pontos para comprar passagens aéreas e pagar hospedagem.
Uma dica é se organizar para usar o cartão de crédito com mais frequência. Dessa forma, é possível converter boa parte dos seus gastos cotidianos em pontos para usar nas viagens.
Se organizando bem, você pode usar seu cartão de crédito em compras de supermercado, farmácia e em várias outras. Mas tome cuidado para não exceder sua possibilidade de pagamento. Gaste no cartão e transfira o dinheiro da conta para o pagamento da fatura.
O ideal é observar como funciona o programa de pontuação de cartão que você possui, e buscar as opções que oferecem mais vantagens.
Caso a sua operadora de cartão não ofereça muitas vantagens no programa de milhas, busque uma que possa oferecer essas vantagens.
Milhas é a nova queridinha das pessoas que querem viajar mais por menos. Existem até muitos cursos que ensinam a como acumular milhas, para otimizar seu tempo.
2. Faça uma poupança para as suas viagens
Ter uma poupança específica para as suas viagens, também ajuda muito a economizar para viajar mais.
Separe o dinheiro da viagem de outras economias, e estabeleça uma meta mensal de quanto guardar só para os gastos com viagem.
Se seu objetivo for viajar para outro país, você também pode acompanhar a cotação da moeda local, e aproveitar para comprar algum dinheiro para usar na viagem quando o valor estiver mais baixo, principalmente quando você for gastar em dólar ou euro na viagem.
3. Escolha os meses mais baratos para viajar
Viajar fora de temporada pode ser muito mais econômico. Então, se for uma possibilidade para você, escolha uma data que não coincida com feriados, férias escolares e eventos turísticos na cidade para onde pretende ir.
Além de conseguir passagens mais baratas, você vai gastar bem menos com hospedagem, alimentação e passeios.
4. Considere viajar pela plataforma worldpackers
Worldpackers é uma plataforma que conecta pessoas interessadas em oferecer suas habilidades, a anfitriões que desejam receber essas pessoas.
Assim, você pode executar alguns trabalhos relacionados às suas habilidades em troca de hospedagem.
Você pode se envolver em trabalhos ecológicos, intercâmbio para trabalho ou projetos de impacto social.
Além de aprender mais e colaborar com uma causa, você vai economizar para viajar mais.
5. Considere usar o couchsurfing
O couchsurfing é um cadastro de anfitriões com interesse em hospedar pessoas em sua casa.
Além disso, o anfitrião costuma atuar como um guia do turista na região. Mas é claro que é necessário pesquisar bastante antes de usar essa opção, e estar disposto a encontrar uma rotina diferente da sua, pois estará hospedado na casa de uma pessoa desconhecida.
6. Use o aplicativo do Booking
O aplicativo Booking é uma das maiores plataformas para reservas de hotéis do mundo. Você coloca o nome do seu destino lá, com data de check in e de check out e quantas pessoas vão viajar com você.
Dessa forma você obterá vários resultados de hotéis, pousadas e hostels (albergues) no destino que procura. Essas hospedagens vão variar bastante, de acordo com o preço da diária, avaliações reais dos outros hóspedes, etc..
Por exemplo, se você quer viajar para conhecer a Serra da Mantiqueira, e você quer saber onde ficar em São Bento do Sapucaí, é totalmente possível que você filtre algumas informações em relação ao preço e priorize apenas as hospedagens naquele valor. Isso certamente vai deixar seu orçamento mais equilibrado, e vai saber exatamente quanto gastar.
Além disso, é possível também incluir os resultados que vão da hospedagem mais barata até a mais cara. E também é possível incluir um intervalo de valores de diárias que você consegue pagar. Isso é ótimo, porque você consegue controlar bastante quanto vai gastar na viagem em relação a hospedagem.
Conclusão: Vale a pena economizar para viajar mais?
Na maior parte das vezes sim. Uma dica extra que eu dou é: assim que você estiver “namorando um destino” abra uma planilha para colocar a previsão de gastos dessa viagem, para você ter uma boa ideia de quanto essa viagem vai custar. É assim que se começa a tirar os sonhos do papel (sonhos chamados viagens).
Você tem outras dicas de como economizar para viajar mais? Escreva nos comentários e ajude os outros leitores viajantes.