Senado discute estratégias para desenvolver destinos turísticos

Continua depois da publicidade

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado iniciou nesta quarta-feira (5) a avaliação das políticas públicas relacionadas à estruturação dos destinos turísticos do país. A primeira audiência pública, realizada no plenário da Comissão reuniu parlamentares, representantes do setor produtivo e do Ministério do Turismo.

Dois temas foram propostos para a audiência pela relatora do requerimento de convocação senadora Lídice da Mata (PSB/BA). A avaliação do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional (Prodetur Nacional), que visa à obtenção de crédito de financiamento externo para organizar intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística e o Programa de Regionalização do Turismo.

O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, apresentou os programas de Infraestrutura e o Prodetur, que conta com linha de crédito de US$ 1 bilhão e tem como clientes, atualmente, 18 estados e municípios. Segundo o secretário, nos últimos 11 anos o ministério investiu R$ 8,3 bilhões em 16 mil obras de quatro mil municípios de todas as regiões brasileiras.

Veja também as mais lidas do DT

Os representantes das entidades do setor produtivo fizeram explanações sobre os avanços e os gargalos enfrentados atualmente. Questões como o avanço da internet no mercado das agências de viagem, os altos custos da hotelaria e a importância do mercado de eventos foram temas abordados pelos representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), João de Souza Ávila, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), José Osório Naves, e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio.

A próxima audiência pública será realizada na semana que vem, na CDR, com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade