O projeto de fortalecimento do turismo na Serra da Capivara deu início à agenda de 2025 com sucesso. Entre os dias 29 e 30 de abril, foram realizadas as Oficinas de Tendências no Turismo, promovidas pelo Sebrae no Piauí, com consultoria da Lab Turismo. As atividades aconteceram em São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, João Costa e Coronel José Dias. Os encontros reuniram empreendedores, gestores, técnicos e lideranças locais para ouvir demandas, trocar experiências e construir propostas para o futuro do turismo na região.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o projeto do Sebrae-PI tem como missão promover o desenvolvimento turístico sustentável na Serra da Capivara, com foco na valorização da cultura local, no empreendedorismo e na qualificação da oferta turística. E não é de hoje: a atuação começou ainda em 2023, com um diagnóstico aprofundado da região que deu origem a um plano estruturado de ações voltadas para fortalecer o ecossistema do turismo local, com ênfase na sustentabilidade, inovação e gestão colaborativa.
Desde então, diversas ações têm sido realizadas. O ano de 2024 foi marcado por importantes entregas como a oficina de experiências turísticas, capacitação para condutores de turismo de aventura – ABETA, plano de marketing turístico, consultoria Menturis, cooperação Sebrae e ICMBio, wokshop de gestão de negócios turísticos, entre outras. 2025 já começa com uma agenda intensa, as Oficinas de Tendências abriram o novo ciclo de atividades com encontros estratégicos sobre as transformações do setor, turismo de experiência, sustentabilidade e inovação — além de apresentar oficialmente a programação do ano.
Localizada no semiárido piauiense, a Serra da Capivara é um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil e da América do Sul. Abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, com centenas de sítios arqueológicos e pinturas rupestres que testemunham a presença humana na região há mais de 50 mil anos. Além do valor histórico e científico, a região guarda uma rica cultura local, paisagens naturais impressionantes e um enorme potencial para o desenvolvimento de um turismo sustentável, que respeite e valorize o território e suas comunidades.
“Rodamos os municípios e interagimos com empreendedores e lideranças, levando a Oficina Tendências no Turismo, compartilhando e construindo conhecimento, e ao mesmo tempo renovando e reforçando as ações em parceria com as prefeituras locais”, destaca Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria. “A energia e o engajamento que encontramos em cada cidade reforçam nossa convicção de que estamos no caminho certo. A Serra da Capivara é um dos principais patrimônios arqueológicos do Brasil, e poder contribuir com sua consolidação como destino turístico de referência é uma honra para toda a nossa equipe. O Sebrae-PI tem sido um parceiro essencial nesse processo, e seguimos motivados para dar sequência à agenda estratégica dos próximos meses.”
Com foco em empreendedores do setor, secretarias municipais de turismo, equipes técnicas e lideranças locais, as oficinas buscaram ampliar o engajamento da comunidade com os processos de desenvolvimento do turismo. A ideia é que, com um planejamento participativo e ações consistentes, a Serra da Capivara ganhe ainda mais projeção no cenário nacional e internacional, sem perder sua essência, identidade e singularidade.
Além das oficinas, o projeto segue com outras iniciativas fundamentais, como a consultoria em gestão de negócios e marketing digital, além de uma programação robusta para os próximos meses que foi elaborada com o apoio técnico da Lab Turismo Consultoria.
Próximas ações em andamento ou programadas
- Capacitação do Artesanato (em andamento);
- Consultoria para Melhoria da Gastronomia Regional (em andamento);
- Oficina de Marketing Digital para Condutores e Guias de Turismo (em andamento);
- Consultoria – Marketing Digital para Negócios Turísticos (maio a setembro);
- Consultoria – Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo (junho a outubro);
- Consultoria – Fortalecimento da Governança Regional (junho a outubro);
- Consultoria – Jornada de Serviços (julho a setembro);
- Seminário de Inteligência de Dados no Turismo – Gestão Estratégica de Dados (agosto);
- Seminário de Valorização da Regionalidade do Turismo (data a confirmar).