Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DT
O setor de locação de automóveis faturou R$ 14,7 bilhões e gerou mais de 450 mil empregos em 2014. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (9) pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Para a avaliação de 2014, a Associação mudou a base pesquisada, inserindo uma série de novas informações às quais o setor passou a ter acesso, impossibilitando a comparação dos dados obtidos do ano passado aos obtidos nos anos anteriores.
Veja também as mais lidas do DT
No entanto, “se fôssemos utilizar somente as mesmas fontes, cruzamentos e consolidações adotados até o ano passado, chegaríamos a 3,15% de crescimento de faturamento do setor em 2014”, explica o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Nemer.
O levantamento aponta que a frota do setor chegou a 773.222 automóveis e 5.624 locadoras, com 6.987 pontos de locação.
Turismo
“No anuário vemos quase um equilíbrio entre aluguel corporativo e o aluguel de varejo, que é aquele do turismo. Tradicionalmente, 55% do aluguel é de frota e 45% para o turismo, seja para negócios ou a lazer”, comentou o diretor regional da ABLA em Roraima, Célio Fonseca.
45% dos carros alugados em 2014 tiveram fins turísticos. Desse total, o turismo de lazer é responsável por 18%. “Creio que o crescimento [para o turismo] deva acompanhar o crescimento geral, sem dúvida. No período que cai o turismo de lazer é o que está o turismo de negócios, então dá uma contrabalançada”, completa Célio Fonseca.