Setur de Gramado confirma “pleno funcionamento” de região turística da cidade

Continua depois da publicidade

Secretaria concedeu entrevista à Agência Brasil e emitiu comunicado oficial após dados divulgados pelo prefeito em reunião


REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações da Agência Brasil

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, em entrevista à Agência Brasil nesta sexta-feira (24), explicou que o prefeito da cidade, Nestor Tissot, cometeu um equívoco na hora de informar os números do turismo do destino mais famoso e relevante do Rio Grande do Sul.

Veja também as mais lidas do DT

Conforme publicado aqui no DIÁRIO e originalmente divulgado pelo portal UOL, Tissot se reuniu com outros prefeitos gaúchos e o governador Eduardo Leite na quarta-feira (21). No encontro o governante disse que 300 hotéis e 250 restaurantes de Gramado estavam fechados por conta das intensas chuvas e suas consequências.

Segundo o secretário de Turismo, porém, Gramado está pronta para receber visitantes. “O prefeito usou mais uma figura de linguagem, uma força de expressão do que propriamente um dado estatístico”, afirmou Reginato à publicação.

“Evidente que houve situações de impacto [dentro] catástrofe climática [em Gramado], mas, ao mesmo tempo, toda a região turística não foi afetada, onde tem a igreja, o cinema, o Lago Negro, a avenida Borges de Medeiros, a mais importante da cidade. É uma região plena para funcionar”, explicou o secretário.

“Tudo ou quase tudo que está fechado tem previsão para reabrir neste fim de semana ou no feriado de Corpus Christi [dia 30], na próxima semana”, acrescentou.

Segundo Reginato, durante o período mais crítico das chuvas, há duas semanas, quando várias rodovias de acesso a Gramado e Serra Gaúcha estavam bloqueadas, restaurantes e hotéis anteciparam férias de funcionários ou fecharam as portas temporariamente.

“Isso ocorreu por falta de fluxo de turistas, cenário de incerteza e por sensibilidade ao momento. Mas, agora, tem várias rotas de acesso já restabelecidas, como a Rota Romântica, os acessos de Caxias do Sul para cá, acessos do litoral para cá, de Florianópolis, que tem um aeroporto internacional, e também a ampliação da malha aérea. Então, a gente estima ter mais visitação”, afirmou.

“O turismo é a vida da cidade de Gramado. Para não criar uma segunda crise social, a gente precisa voltar a receber visitantes. A gente quer fazer com que o turismo seja uma mola propulsora para que a gente, de alguma forma, possa contribuir com a recuperação que o Rio Grande do Sul precisará fazer”, destacou o secretário.

Nota oficial da Prefeitura de Gramado e Setur

Em comunicado emitido para a imprensa, a gestão de Gramado reforçou que a cidade está de portas abertas aos turistas.

A Administração Municipal de Gramado e a Secretaria Municipal de Turismo reiteram que o eixo turístico de Gramado está em pleno funcionamento, com a maioria dos restaurantes, hotéis e parques operando dentro da normalidade. Alguns empresários do município concederam férias coletivas aos seus colaboradores no período mais crítico dos eventos climáticos, mas com o restabelecimento da malha viária de acesso à região, a ampliação de voos no Aeroporto de Caxias do Sul e o início da operação comercial na Base Aérea de Canoas, os equipamentos e a infraestrutura turística de Gramado já estão reativadas.

Gramado conta com 216 meios de hospedagem que disponibilizam 22.894 leitos, além de 227 restaurantes e 85 lanchonetes. Os setores de hospedagem e gastronomia empregam cerca de 10.000 mil trabalhadores formais e informais, que dependem diretamente da cadeia turística. Se você turista pretende vir à Gramado, mantenha a sua viagem, pois além de encontrar um destino encantador e seguro, estará fomentando a economia da região e contribuindo com muitas famílias que possuem o bem receber na sua história e no seu dna”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade